Covid-19 em SC: boletim aponta que casos ativos permanecem em patamar elevado
O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, 30 de agosto, o 68º boletim semanal Covid-19 em SC. Intitulada Casos ativos no estado permanecem em patamar elevado, a edição foi assinada por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Na semana em análise (21 a 27 de agosto), Santa Catarina registrou 10.145 novos casos e 151 óbitos – uma média de 1.449 casos e 22 mortes por dia, “indicadores que revelam a continuidade da gravidade da pandemia no estado”. O número de casos ativos era de 12.934 no último dia 27, patamar 8,5% superior ao verificado no início do mês. O dado evidencia que o nível de contágio se mantém em ritmo acelerado e sinaliza a possibilidade de novas sobrecargas no sistema estadual de saúde.
“Depois de sofrer altas nos meses de maio e junho, os casos ativos tiveram quedas importantes durante o mês de julho, fazendo com que esse indicador ficasse ao redor de 12 mil pessoas com a doença na data considerada. Todavia, observou-se que nas últimas semanas esse indicador voltou a se expandir, atingindo uma parcela ainda elevada da população catarinense”, informa o estudo.
O artigo completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontrados os boletins anteriores.