Oceanografia 10 anos: curso reúne importantes projetos na área de Ciências do Mar
A criação de uma comissão para elaborar o projeto pedagógico de um curso na área de Ciências do Mar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) surgiu como uma resposta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ao movimento de divulgação da área, iniciado pelo único grupo local especializado no campo, o MarUFSC, em agosto de 2006.
O MarUFSC uniu cerca de 50 professores e técnicos-administrativos de diferentes departamentos com o objetivo de fomentar o estudo e pesquisa na área. O grupo funcionou entre 2003 e 2005 e promoveu debates e ações de integração entre os pesquisadores que já estudavam o campo da Oceanografia. O crescimento da mobilização representou para a Universidade a necessidade de um curso específico para os estudos relacionados ao mar.
A introdução da Oceanografia na UFSC foi oficializada em 2007, mas a data escolhida para comemoração foi 31 de março do ano seguinte, em 2008, quando foi realizada a aula inaugural para a primeira turma, ministrada pelo professor José Maria Landim Dominguez, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde o primeiro ano, o curso tem se destacado, com a segunda maior procura no primeiro vestibular de que fez parte, em 2008, com 21 candidatos para cada uma vaga.
Inicialmente vinculado ao Departamento de Geociências, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) a grade curricular da Oceanografia estava estruturada no formato “multicentro”, com disciplinas sendo ministradas nos centros de Biologia (CCB), Física e Matemática (CFM), Tecnologia (CTC) e Ciências Agrárias (CCA).
A distribuição de disciplinas entre os centros foi a medida tomada para garantir o funcionamento adequado do curso em relação às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), utilizando a infraestrutura e capacitação docente disponível no campus, como conta Jarbas Bonetti, professor do curso desde o início e um dos participantes da comissão de elaboração do projeto pedagógico. Desde então, era intenção do grupo criar laboratórios para cobrir as quatro maiores áreas da Oceanografia: Física, Química, Geológica e Biológica.
Em 2017, o curso de Oceanografia recebeu algumas melhorias na infraestrutura, como a secretaria de apoio a docentes e discentes. A mudança do Departamento para o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas também agregou novos espaços, como uma sala específica para o desenvolvimento das disciplinas.
O curso de Oceanografia tem reunido importantes projetos na área das Ciências do Mar durante os mais de dez anos de funcionamento. O Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas (ECO), o primeiro projetado com tecnologia integralmente desenvolvida na Universidade, entrou em operacionalização este ano, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica. O veleiro tem capacidade para hospedar até dez pessoas e permite expedições científicas de grande porte, como expedições polares. Outro projeto recente, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), é a base de observação do oceano e atmosfera, inaugurado em agosto.
Em 2012, no mesmo movimento que deu início à criação do curso de graduação, 11 professores foram reunidos em uma comissão para elaborar o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC. O PPGOceano foi aprovado em 2014 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 3. No mesmo ano, foi realizada a primeira seleção e composição da turma de mestrado, composta por 11 alunos. A primeira turma de mestrandos no Programa concluíram o curso no primeiro semestre de 2016.
Histórico
Os esforços nos estudos da Oceanografia na Universidade começaram décadas antes da implantação do curso ou mesmo da criação do MarUFSC. A estruturação da UFSC na forma de Centros de Ensino e Departamentos promoveu uma fragmentação dos estudos voltados às Ciências do Mar, que se desenvolveram de forma relativamente independente em distintos departamentos.
O Núcleo de Estudos do Mar (NEMAR) foi criado em 1983 e realizava a integração multidisciplinar dos estudos relacionados à Oceanografia. Segundo o professor Jarbas, no final da década de 1990, a UFSC contava com diversos laboratórios envolvidos em estudos oceanográficos, e desenvolvendo relevantes pesquisas junto aos departamentos de Aquicultura, Geociências, Ecologia e Zoologia, Química, Bioquímica e Engenharia Sanitária e Ambiental, entre outros.
A criação do MarUFSC foi resultado de encontros realizados após a declaração da UNESCO, que considerou o ano de 1998 como o Ano Internacional dos Oceanos e criou d Comissão Nacional Independentes sobre os Oceanos.
Imagens e informações do artigo História da Oceano, pelo professor Jarbas Bonetti
Erick Souza / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC