Ranking internacional coloca UFSC em quinto lugar entre apoiadoras da indústria no Brasil

09/10/2025 17:10

Isabela Bianchi Pizzani, do Curso de Engenharia Naval da UFSC Joinville, explica o funcionamento do canal de água circulante ao colega. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

O World University Rankings 2026, elaborado pela revista inglesa Times Higher Education (THE), lista a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em quinto lugar entre as universidades brasileiras mais bem avaliadas no pilar Indústria. Conforme a metodologia do ranking, essa nota é atribuída à habilidade da instituição em “ajudar a indústria com inovações e invenções”.

World University Rankings 2026, divulgado nesta quinta-feira, 9 de outubro, traz avaliações em cinco pilares centrais – Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade de Pesquisa, Indústria e Perspectiva Internacional – além de uma nota de desempenho geral.

No pilar relacionado à indústria, o ranking atribui à UFSC a nota 65,5. Nesse critério, só outra instituição federal aparece na frente da UFSC: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem 84,9 pontos. Em primeiro lugar no pilar relacionado à indústria, está a Universidade de São Paulo (USP), com nota 96,6.

Conforme o documento que descreve a metodologia utilizada no World University Rankings 2026, esse quesito está divido entre o número de patentes geradas com pesquisas das universidades e os recursos que o setor produtivo devolve às instituições.

“A métrica sugere até que ponto as empresas estão dispostas a pagar por pesquisas e a capacidade de uma universidade de atrair financiamento no mercado comercial – indicadores úteis da qualidade institucional. Mas a extensão em que as universidades estão apoiando suas economias nacionais por meio da transferência de tecnologia é uma área que merece maior reconhecimento”, aponta a THE na descrição da metodologia.

Mais de 2,1 mil instituições avaliadas

World University Rankings 2026 avaliou 2.191 instituições de ensino em 115 países e territórios. Nesta edição, a UFSC foi ranqueada na faixa 1001-1200, considerando a nota de avaliação geral. Nessa posição, o ranking não atribui posição exata às instituições, considerando apenas a faixa em que se encontra. As notas da UFSC nos pilares principais foram:

  • Geral: 32,1-35,4
  • Ensino: 36,3
  • Ambiente de Pesquisa: 22,4
  • Qualidade de Pesquisa: 40,8
  • Indústria: 65,5
  • Perspectiva Internacional: 37,0

A Times Higher Education (THE) é uma revista inglesa que publica notícias e artigos referentes a educação superior, afiliada ao jornal The Times. A THE também organiza outros rankings e já classificou a UFSC como a quarta melhor universidade do Brasil em ranking de ciência interdisciplinar e a instituição que tem o curso de Direito entre os três melhores do país.

 

Tags: competitividade industrialdesenvolvimentoindústriainovaçãoinvençãopatentePatentesrankingTHETimes Higher Education (THE)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina