Informe Necat: aumento da contaminação por covid-19, novos óbitos e diminuição de casos ativos

19/07/2022 09:46

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) publicou o Informe Semanal de acompanhamento da covid-19 em Santa Catarina, relativo ao período de 9 a 15 de julho. No levantamento são considerados apenas três principais indicadores, sendo eles: o número total de casos, os casos ativos e os óbitos. 

O contínuo aumento do contágio fez com que a média diária de novos casos atingisse 1.677/dia na última semana, número considerado elevado comparativamente ao comportamento do mesmo indicador verificado nos meses finais de 2021, quando essa média se situava entre 350 a 400 registros diários.  Já os casos ativos sofreram uma redução de 6% no agregado estadual, indicando que apenas 820 pessoas deixaram de fazer parte do contingente de contaminados existentes no estado, que somava 12.144 pessoas ao final do período considerado.

A região da Grande Florianópolis passa a responder por 21,90% do total estadual, percentual que em termos absolutos somava 2.667 pessoas positivadas – o maior número absoluto dentre todas as regiões do estado. Além dessa região, merecem destaque também as regiões do Planalto Norte-Nordeste, com 19,68% agregado estadual, e a região do Vale do Itajaí, que passou a responder por 14,04% do número de pessoas positivadas.

Já os óbitos apresentaram uma oscilação superior àquela registrada na semana anterior, fazendo com que a média diária se situe no patamar de 8,5 óbitos diários, representando a ocorrência de mais 60 mortes pela doença. Mesmo diante desse cenário de expansão da contaminação da população catarinense pela covid-19, nota-se que tal situação não está causando maiores impactos sobre a estrutura hospitalar estadual de saúde. 

A análise publicada pelo Informe Semanal descreve que o cenário de baixa ocupação da estrutura hospitalar por pessoas acometidas pela covid-19 é creditado aos efeitos benéficos da vacinação completa. “Decorre daí a importância de que todos procurem manter seu calendário vacinal em dia”, ressalta o documento. 

Mais informações no site do Necat.

Tags: contágiocontaminaçãocoronavírusCovid-19Hospitaisinforme Necatsanta catarinasaúdeUTIs