Estudo aponta que média semanal de casos de covid-19 atingiu o menor patamar desde outubro de 2020
O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na última segunda-feira, 6 de setembro, o 69º boletim semanal Covid-19 em SC. Intitulada Média móvel semanal de casos atingiu o menor patamar desde outubro de 2020, a edição foi assinada por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Na semana em análise (28 de agosto a 3 de setembro), Santa Catarina registrou 7.952 novos casos e 146 óbitos – uma média de 1.136 casos e 21 mortes por dia. O estudo destaca que a média semanal móvel de casos apresentou uma redução de 22% em relação aos últimos sete dias e de 23% em relação aos últimos 14 dias, configurando uma tendência de queda. O patamar está próximo ao observado em meados de outubro de 2020.
Mesmo assim, o artigo salienta que a situação ainda permanece grave diante do comportamento de outros indicadores, com destaque para o número de óbitos diários e para o Rt geral do estado, que subiu para 0,97, variando entre as diferentes mesorregiões – de 0,95 (Sul) a 1,04 (Grande Oeste). Esses dados indicam que, em muitas regiões do estado, a transmissão da doença ainda se encontra em ritmo acelerado.
“Em síntese, o comportamento do conjunto de indicadores analisados não permite nenhum relaxamento em relação às medidas de prevenção e de controle da doença, especialmente em função da circulação também em Santa Catarina da nova variante (Delta), que é de caráter muito mais contagioso que a variante atual (Gama)”, conclui o texto.
O artigo completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontrados os boletins anteriores.