Conselho Universitário aprova nota destacando a relevância da UFSC para a sociedade

31/08/2021 19:39

* editado em 10/09/2021, às 11:30

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou na sessão desta terça-feira, 31 de agosto, uma nota pública ressaltando a importância da instituição para a sociedade catarinense. A nota, apresentada por um grupo de conselheiros e subscrita pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc) e Diretório Central de Estudantes (DCE), foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário.

Veja a íntegra da nota:

UFSC, um patrimônio público a serviço da sociedade

Em seus mais de 60 anos de história, a UFSC se tornou uma das mais bem conceituadas e respeitadas universidades do País. É referência em várias áreas do conhecimento, e isso é fruto de muito trabalho, competência e dedicação de seus trabalhadores e alunos.

Nos momentos mais difíceis, como nas enchentes de 1983 e, especialmente agora, na pandemia da Covid-19, a instituição inteira foi mobilizada para trabalhar, levando soluções científicas e técnicas a todos os setores e às pessoas necessitadas. A população catarinense reconhece isso e confia a educação de seus filhos aos cinco campi da UFSC.

Vivemos um momento conturbado no país, no qual a democracia e as instituições da república estão sob risco. Tal ambiente é fruto de uma atmosfera de ódio e de mentiras, disseminadas com propósitos espúrios para manutenção de poder e de interesses econômicos privatistas sobre a riqueza coletiva nacional. E é nesse contexto que ultimamente têm surgido ataques contra a UFSC.

Sob o pretexto de que a UFSC não quer retornar às atividades presenciais, um setor da sociedade – representado por uma empresa de comunicação, algumas entidades da sociedade civil e uns poucos parlamentares – recorre a falsos argumentos e busca confundir a população, negligenciando a ainda perigosa situação da pandemia. Acusações de que não trabalhamos e de não estarmos preocupados com a formação dos nossos alunos são descabidas, inverídicas e injustas.

Cabe esclarecer, em primeiro lugar, que nunca deixamos de trabalhar, apenas mudamos o modo, adotando o sistema remoto. Só no período da pandemia, já diplomamos 1.456 estudantes, e outras tantas formaturas acontecerão em breve. As pesquisas e atividades de extensão jamais cessaram, especialmente aquelas ligadas aos cuidados à saúde. Também por meio de atividades virtuais, a pós-graduação continuou seu trabalho, entregando à sociedade pesquisadores com formação de altíssima qualidade. Cumpre acrescentar que várias atividades, inclusive de ensino, já estão se realizando de modo presencial; em outros casos, o retorno está sendo preparado, em atendimento estrito e peremptório às mais rígidas exigências sanitárias.

Além da grave situação da pandemia, a UFSC encontra-se submetida a outras condições extremamente duras. Os cortes em seu orçamento, patrocinados pelo atual governo federal, são brutais e se somam aos cortes de financiamento à ciência, ao sistema de pós-graduação e à permanência estudantil. Mesmo com todas essas dificuldades, os resultados de nosso trabalho seguem excelentes, fato reconhecido em todos os sistemas de avaliação.

As vozes que hoje atacam a UFSC, via de regra, jamais se levantaram para exigir do governo federal que não procedesse aos cortes orçamentários. São as mesmas vozes que fizeram pouco caso dos alertas da ciência sobre a gravidade da pandemia, da necessidade de vacinação em massa, da não eficácia do chamado tratamento precoce, entre tantos outros exemplos nos quais o interesse privado e egoísta prevaleceu sobre a saúde de cada cidadão.

Por isso, toda a comunidade universitária, representada pelo Conselho Universitário, pelos sindicatos e as entidades estudantis, se dirige à população de nosso Estado, para denunciar o que está em curso e manifestar nosso veemente repúdio à tentativa de desacreditar a UFSC. Por fim, reafirmamos nosso compromisso de bem servir a população, formando profissionais qualificados, difundindo cultura e produzindo e divulgando o melhor da ciência nacional.

Em defesa da Universidade Federal de Santa Catarina, assinam:

Conselho Universitário (CUn)
Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc)
Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc)
Diretório Central de Estudantes (DCE)
Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG)

Veja a transmissão da sessão do CUn no YouTube

Leia também:
Curso e Centro Acadêmico de Direito pronunciam-se sobre supostas denúncias anônimas
Conselho Superior do IFSC aprova moção de apoio à UFSC

Tags: conselho universitárionota públicarelevância da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina