Boletim faz síntese da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina
O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, 5 de julho, a 60ª edição do boletim semanal Covid-19 em SC. Intitulado Síntese da pandemia em Santa Catarina até o mês de junho/21, o número foi assinado por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Na semana em análise (25 de junho a 2 de julho), o estado registrou 16.683 novos casos de Covid-19 e 326 óbitos – uma média de 2.383 casos e 47 mortes por dia. A média semanal móvel de casos apresentou redução de 14% em relação à semana anterior e de 17% em relação aos últimos 14 dias, enquanto a média semanal móvel de óbitos apresentou uma queda de 4% em relação aos últimos 14 dias. Os indicadores, contudo, ainda estão bastante elevados, destaca o estudo.
“Em síntese, o cenário atual representado pelo comportamento do conjunto dos indicadores acima mencionados revela que a pandemia continua em uma situação ainda gravíssima no estado de Santa Catarina. A continuidade de alguns desses indicadores em situação crítica na semana considerada evidencia que ainda são necessárias medidas restritivas para se achatar a curva de contágio e, com isso, reverter parte da tragédia humana que também se abateu sobre Santa Catarina, uma vez que o estado já superou o patamar de 17 mil vidas perdidas pela COVID-19”, conclui o texto.
O artigo completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontrados os boletins anteriores.