Boas-vindas com conscientização: iniciativas ressaltam inclusão e combate à violência e trotes na UFSC
A Comissão de Equidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), elaborou uma cartilha com informações acerca da recepção aos novos estudantes – calouras e calouros da UFSC – com respeito, inclusão e combate à violência. O material explica situações que são violentas, vexatórias e instrumentos como legislação e canais institucionais de denúncia.
O trote é uma prática proibida na UFSC, conforme Resolução nº 017/CUN/97, e é um delito punido pela Lei Estadual nº 15.431, de 2010. O material está disponível, na íntegra e em PDF.
A cartilha foi produzida pela Comissão de Equidade, com apoio da Agência de Comunicação (Agecom), o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape), o Instituto de Estudos de Gênero (IEG), o Núcleo de Pesquisas em Direitos, Subjetividades e Política (Dispolítica), o Núcleo de Pesquisa em Modos de vida, família e relações de gênero (Margens), o Núcleo de Estudos sobre Deficiências (NED) e em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad).
‘Um iceberg chamado trote’
O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (Nupebisc/UFSC) divulga o vídeo “Um iceberg chamado trote: integração, violência e outras ambiguidades na universidade”. Primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Odontologia produzido em formato audiovisual, o vídeo da estudante Manuela Cotrim, com orientação da professora Mirelle Finkler, convida à reflexão crítica sobre o tema, exibindo as origens e significados ocultos dessa prática secular.Segundo Mirelle, “falar sobre trote é sempre abordar um assunto polêmico. Quase que imediatamente as pessoas se dividem em favoráveis ou desfavoráveis. É justamente essa polarização de opiniões que dificulta melhorarmos as práticas de acolhimento e integração aos novos estudantes universitários. Como isso te afeta? O que você poderia fazer a respeito? O que podemos fazer juntos a respeito?”
Produzido em três idiomas – português, espanhol e inglês – a íntegra do trabalho está disponível nas páginas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do curso de graduação em Odontologia e na página do Nupebisc. Assista a versão em português abaixo:
Leia também:
UFSC recebe novos estudantes com eventos e programas de inclusão digital e assistência
A UFSC te dá as boas-vindas, estudante de 2021.1