Colóquio de Internacionalização, aberto à comunidade, nesta terça

24/09/2018 09:21

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 25 de setembro, terça-feira, das 9 às 17h a primeira edição do Colóquio de Internacionalização da UFSC. O evento ocorrerá no Auditório Teixeirão do Centro Tecnológico (CTC), e é aberto a toda a comunidade acadêmica, sem a necessidade de inscrição prévia.

O evento é voltado para docentes, técnicos-administrativos em Educação e estudantes interessados em participar da internacionalização da Universidade. A proposta é envolver todas as áreas da UFSC em uma mudança de cultura, que fomente a visão internacional da Universidade.

“Queremos quebrar paradigmas e incentivar a comunidade universitária para novas possibilidades. O objetivo é inserir a internacionalização em todas as rotinas, ações e projetos de trabalho”, ressalta o secretário da Sinter, Lincoln Fernandes. Ele será o primeiro palestrante do Colóquio, falando das ações da UFSC na consolidação de seu processo de internacionalização.

Na programação está uma palestra com o professor José Celso Freire Jr., da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ex-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) – entidade da qual participam responsáveis pelos setores de relações internacionais de cerca de 250 instituições de ensino superior brasileiras. Além disso, o evento terá uma mesa-redonda, voltada para professores e estudantes interessados em internacionalização, com representantes educacionais da Irlanda e Alemanha.

Programação:

9h – 10h: abertura e palestra com Lincoln Fernandes, secretário da Sinter, sobre o processo de internacionalização na UFSC

10h30 – 12h: mesa-redonda sobre importância da internacionalização e as oportunidades internacionais

12h – 15h: networking lunch no Hotel Slaviero (almoço por adesão)

15h -16h30: palestra com o professor José Celso Freire Jr., da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sobre internacionalização nas instituições de ensino superior

Leia também:
UFSC atua na conscientização coletiva para uma cultura de internacionalização
UFSC debate desafios e estratégias para a internacionalização
Novo concurso da UFSC irá exigir conhecimentos em língua estrangeira e sustentabilidade

Mais informações: Sinter

 

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC