Novo concurso da UFSC irá exigir conhecimentos em língua estrangeira e sustentabilidade

18/09/2018 12:40

O fomento à internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá ganhar novo impulso com exigência de conhecimentos em língua estrangeira no próximo concurso para técnicos administrativos em Educação (TAEs), iniciativa pioneira entre as universidades federais. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da UFSC trabalha na elaboração do edital, que deve ser lançado ainda neste ano, com previsão de realização para 2019. O concurso será destinado a carreiras de nível médio e superior, mas o número de vagas e cargos ainda não foram definidos.

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Carla Cristina Dutra Burigo, aponta que a instituição irá investir numa mudança de cultura para receber estudantes, professores e visitantes estrangeiros. “Não adianta a UFSC adotar a bandeira da internacionalização se não estivermos preparados”, diz Carla, destacando que a Prodegesp ajuda na aplicação das políticas institucionais desenvolvidas na Secretaria de Assuntos Internacionais (Sinter) da UFSC. No primeiro concurso, serão exigidos conhecimentos em inglês ou espanhol – a perspectiva é que as próximas seleções incorporem outros idiomas, a exemplo do vestibular.

Além de idioma estrangeiro, o próximo concurso da UFSC irá contemplar questões sobre sustentabilidade na prova de conhecimentos gerais. “Se a gente quer uma universidade sustentável, o servidor que chegar nesta casa já deve ter uma bagagem de conhecimentos sobre este tema”, afirma a pró-reitora.

Cursos de línguas

Desde agosto deste ano, o estímulo ao desenvolvimento das habilidades em idiomas estrangeiros foi estendido aos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O Departamento de Desenvolvimento (DDP) da Prodegesp, que desde 2004 mantém convênio com o Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) para apoio financeiro no pagamento de cursos extracurriculares para os servidores do campus Florianópolis, passou a permitir o reembolso de matrícula e mensalidades de cursos de idiomas aos servidores com lotação nos outros quatro campi.

De acordo com o edital, o reembolso foi dirigido a cursos de língua estrangeira realizados presencialmente em instituições privadas no primeiro ou no segundo semestre de 2018 e 58 servidores foram contemplados.

Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: concursoespanholInglêsrecursos humanossustentabilidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina