Pesquisa da UFSC sobre a representação dos arquivos e do arquivista no cinema vira livro

17/10/2023 19:03

Luz, Câmera, Arquivos: o arquivista representado no cinema é nome da adaptação da dissertação de mestrado do aluno Iuri Ianiski de Moura, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC) com orientação da professora Eliana Maria dos Santos Bahia.

Defendida no final de fevereiro de 2023, a pesquisa passou por algumas adaptações e agora é publicada em formato de livro pela Editora Appris. A obra também conta com prefácio escrito pela professora Fernanda Kieling Pedrazzi, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A obra identifica como são representados os profissionais de arquivo e os seus ambientes de trabalho em obras cinematográficas de ficção. O pesquisador e sua orientadora também caracterizam o arquivista como profissional da informação, identificando suas atribuições, habilidades e competências. Ao explorar os elementos cinematográficos utilizados para representar o arquivista e as unidades de informação, a obra faz uso de filmes nacionais e internacionais, que são não somente objetos de cultura e entretenimento, como também instrumentos de informação, representando formas de agir e sentir da sociedade.

Publicação seleciona mais de 60 filmes

Com a seleção de mais de 60 filmes lançados a partir de 2011, o livro revela a necessidade de se identificar o conteúdo das obras de ficção para conhecimento das impressões e percepções do fazer arquivístico, bem como a influência que determinada representação pode despertar tanto em profissionais como em jovens que ainda estão no momento da escolha profissional.

De acordo com os autores, “é importante analisar o conteúdo de filmes, séries e outras obras da cultura popular pois elas podem ser utilizadas tanto por professores como objeto didático, estimulando debates e proporcionando uma extensão do conteúdo visto em aula, como também por unidades de informação como instrumento de difusão, como já ocorre com arquivos e bibliotecas que promovem a exibição de filmes.”

Tags: alunoArquivistacinemadissertação de mestradofilmelivroPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCin)RepresentatividadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina