UFSC participa de projeto que monitora situação da Covid-19 em prisões brasileiras

26/05/2020 09:26

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do grupo de pesquisa Poder Controle e Dano Social, é uma das instituições participantes do projeto Infovirus: observatório Covid-19 e prisões. Trata-se de um projeto de checagem de informações e, simultaneamente, de divulgação científica do acúmulo das pesquisas do campo criminológico crítico sobre penas e prisões no Brasil.

A iniciativa tem por objetivo sistematizar informações sobre o alastramento do novo coronavírus nas prisões brasileiras, contrapondo os dados divulgados pelo Departamento Penitenciário Nacional. O trabalho é interinstitucional e tem a colaboração de professoras e pesquisadoras de grupos de pesquisas de universidades de quatro unidades da federação: Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.

O projeto cobre os dados sobre todo o país, por meio de redes de colaboração, informações oficiais emitidas pelas Secretarias estaduais de saúde, segurança pública e administração penitenciária, defensorias públicas, ministérios públicos, e imprensa local, regional e nacional. Após a realização da checagem de informações, textos são produzidos e divulgados através de três redes sociais: Twitter, Instagram e WhatsApp. No futuro, o projeto pretende criar um website próprio. O grupo também possui um podcast, chamado Legítima Defesa, que lançou esta semana uma temporada especial sobre Covid-19 nas prisões.

Atualmente a equipe tem quatro coordenadores: Camila Prando, professora da Universidade de Brasília (UnB); Felipe Freitas, doutor pela UnB; Marília de Nardin Budó, professora da UFSC; e Riccardo Cappi, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A coordenação organiza as atividades de quatro grupo de estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadoras independentes, para cobrir todo o território nacional.

Mais informações sobre na página do projeto no Instagram ou no Twitter.

Tags: checagemCovid-19pandemiaprisõesProjetosistema prisionalUFSC