Seminário discute expansão de cursos de Medicina na UFSC
Um seminário para debater diretrizes e temas sobre a educação médica e para compartilhar experiências bem-sucedidas na expansão dos cursos de Medicina aconteceu na última sexta-feira, 12 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com a comissão institucional que atualmente estuda a implantação de cursos de Medicina nos campi de Araranguá e Curitibanos.
O seminário contou com a participação da vice-reitora da UFSC, Lúcia Helena Martins Pacheco, representantes do Ministério da Educação (MEC), autoridades médicas reconhecidas nacionalmente, além de prefeitos de nove municípios, secretários municipais de Saúde e Educação, membros da comunidade universitária e de comissões locais de implantação dos cursos de Medicina vindos da região de Araranguá e Curitibanos. Entre os convidados para falar aos participantes do seminário estavam o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, e o médico sanitarista e diretor de desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Vinícius Ximenes.
– Esta foi uma atividade planejada como um dos trabalhos da comissão institucional, que envolve professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e representantes dos campi de Araranguá e Curitibanos – explica o pró-reitor de Graduação, Julian Borba. O pró-reitor destaca que a participação de representantes do MEC e de pesquisadores envolvidos no tema da educação médica foi importante para trazer aos integrantes da comissão as experiências bem-sucedidas de outras instituições.
Borba avalia que o evento serviu para que se chegasse a um entendimento comum sobre os desafios, as exigências e os compromissos necessários para a implantação dos cursos. “A presença de entes políticos e da comunidade dos campi de Araranguá e Curitibanos foi essencial, pois os cursos exigirão um grande compromisso das redes públicas municipais, e é preciso garantir a infraestrutura de educação e de atendimento”, salienta o pró-reitor.
A vice-diretora do CCS, Isabela Carlos Back Giuliano, participa da comissão institucional da UFSC e também da Comissão Nacional de Acompanhamento e Monitoramento do Processo de Expansão dos cursos de Medicina nas Instituições Federais de Ensino Superior. Isabela elogia o projeto de expansão dos cursos de Medicina, iniciativa que faz parte do Programa Mais Médicos, do governo federal. A meta do programa é criar 11.447 novas vagas de Medicina em todo o Brasil até 2017, sendo 3.885 em instituições federais.
– Estou muito feliz com as possibilidades que este programa pode trazer para a UFSC. O projeto é muito bem fundamentado e neste evento pudemos discutir os encaminhamentos, toda a parte de planejamento pedagógico e as abordagens do programa – destaca Isabela. Propostas como Medicina Rural, a interiorização dos médicos no Brasil e a utilização de novos métodos de ensino também foram trazidas à comissão durante o seminário.
Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br