Divulga UFSC – 16/09/2025 – Edição 2414
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site. | |
![]() Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 16/09/2025 – Edição 2414 |
|
UFSC Joinville é destaque em maratona nacional de programação
O campus de Joinville da UFSC foi um das sedes, no sábado, 13 de setembro, da primeira fase da Maratona SBC de Programação, a maior competição do gênero do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina. A sede da UFSC Joinville foi a segunda maior do Brasil. Estudantes de diferentes instituições de Santa Catarina, Paraná e de outros polos da região Sul participaram, compondo 61 times de nove universidades. As equipes catarinenses dominaram a competição, conquistando todas as três primeiras colocações. Continue a leitura>>. |
|
Nota de esclarecimento sobre nova sede da APUFSC
A Administração Central da UFSC, em atenção à nota publicada pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC), divulga nota de esclarecimento sobre as tratativas e complexidade do processo para uso da área conhecida como “Flor do Campus” como espaço para nova sede do sindicato. Continue a leitura>>. |
UFSC divulga relatório de gestão de riscos
A UFSC encerrou o ciclo do Plano Institucional de Gestão de Riscos (PIGR), com o relatório de gestão de riscos publicizado, implementado em 2020. O relatório final de acompanhamento registra os avanços da iniciativa, que fortaleceu a governança, o controle interno e a cultura organizacional voltada à prevenção e à melhoria contínua. Continue a leitura>>. |
Extensão Curso sobre técnica laboratorial de Biologia abre inscrições O Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia (LAMEB/CCB/UFSC) promove nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, o curso sobre uma técnica laboratorial de biologia Western Blotting – Desafios da técnica, Análise de dados e Resolução de problemas. As inscrições estão abertas de 15 a 25 de setembro e devem ser realizadas aqui. A atividade será coordenada pela professora Gislaine Fongaro (CCB) e por Bibiana Sgorla (LAMEB), com apoio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC). Continue a leitura>>. Inscrições abertas para simpósio sobre energia e sustentabilidade em Araranguá O VI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (Simppges) ocorre em 22 e 23 de outubro, das 13h30 às 20h30, em formato híbrido, com atividades presenciais no campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições estão abertas. O tema deste ano será Transição Energética, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Haverá palestras e apresentação de trabalhos, além de mesas redondas sobre questões como justiça climática e planejamento e políticas para a transição. Continue a leitura>>. UFSC lança curso para médicos e estudantes sobre bloqueios anestésicos da mão e do pé O Departamento de Cirurgia e o Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem o Curso de Imersão em Bloqueios Nervosos Periféricos da Mão e do Pé. As aulas serão ministradas em 8 de novembro, das 8h às 18h. Os participantes terão direito a certificado de oito horas. As inscrições devem ser feitas até 30 de setembro no site da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc). O curso será ministrado no Laboratório de Anatomia (CCB/UFSC). Continue a leitura >>. Estão abertas as inscrições para o Hackathon Shift Smart City, que ocorre de 29 de setembro a 1º de outubro no Auditório Luiz Antônio Teixeira (CTC/UFSC), em Florianópolis. O evento é promovido pela comissão organizadora da Semana Acadêmica de Computação e Sistemas (Seccom). O Hackathon Smart City acontecerá durante a semana acadêmica, no período de 29 de setembro a 3 de outubro. Os participantes serão desafiados a criar soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar Florianópolis uma cidade mais inteligente e sustentável. Continue a leitura >>.
Pesquisa Professores da UFSC lançam livro sobre lugar dos profissionais criativos na indústria digital Os professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Júlio Teixeira e Israel Braglia lançam o livro Design 5.0 – O Lugar dos Criativos na Indústria Digital na próxima quarta-feira, 17 de setembro, às 19h, no Auditório da CIA ACATE Primavera, em Florianópolis. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla. A obra tem como propósito mostrar que o design gráfico clássico mudou e que, atualmente, está diretamente conectado à Indústria 5.0, funcionando como suporte estratégico para a criatividade, inovação e tomada de decisão baseada em dados. Continue a leitura » » . Lançamento do livro ‘Cicloturismo, experiências e perspectivas’ O grupo de pesquisa BikeTour Cicloturismo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do livro “Cicloturismo, experiências e perspectivas” no dia 17 de setembro, às 18h30, no Hall da Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis (SC). O livro reúne artigos de pesquisadores ligados ao grupo BikeTour Cicloturismo. Os textos abordam o tema da bicicleta a partir de várias perspectivas, como o transporte, o turismo, a mobilidade, o desenvolvimento sustentável. Confira aqui o vídeo de divulgação do livro com uma entrevista com o coordenador do grupo, Marcos Bosquetti (CAD/CSE/UFSC). Continue a leitura>>.
Cultura Cine Buñuel debate música latinoamericana na Mostra Internacional de Documentários CineSonora A edição 2025 da Mostra Internacional de Documentários CineSonora vai contar com a participação do projeto de extensão do Curso de Letras-Espanhol da UFSC, o cineclube Cine Buñuel. O grupo vai conduzir uma discussão sobre a influência de Luzmila na nova cena da música andina latinoamericana. O bate-papo acontece após a exibição do filme “Por los Senderos de la Pachamama – Luzmila y los Pájaros”, exibido na próxima sexta-feira, dia 19, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A mostra acontece de 17 a 21 de setembro com entrada gratuita. Continue a leitura>>.
Comunidade Fortaleza de São José de Ponta Grossa será reaberta para visitação nesta quarta-feira (17) A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina informa à comunidade que a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte no norte de Florianópolis, que esteve fechada devido a problemas de manutenção, será reaberta ao público nesta quarta-feira, 17 de setembro. As escolas que agendaram a visita de estudos durante os dias que a fortaleza continuará fechada ainda têm direito à visitação. Continue a leitura>>.
Acompanhe outras notícias da UFSC UFSC na mídia agecom.ufsc.br/clipping Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br |
|
Para receber nossos boletins, clique aqui. |