UFSC e Epagri lançam vídeo de animação infantil sobre o solo

05/06/2024 13:40

Com o intuito de despertar a curiosidade sobre os conceitos de biodiversidade, solos e biomas, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) adaptaram o livro infantil Começo meio e fim: o solo é assim para um vídeo de animação voltado a crianças de 6 a 11 anos. A publicação original é fruto de uma parceria entre pesquisadores do CCA e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O vídeo de animação foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, nos canais do YouTube do CCA e da Epagri.

A iniciativa busca introduzir de forma lúdica os principais solos dos biomas latino-americanos, despertar o interesse das crianças sobre o mundo abaixo de seus pés e propagar conceitos da biodiversidade, informam os organizadores. Com as ferramentas da animação, foi produzida uma narrativa educativa, com recursos visuais capazes de traduzir conceitos técnicos em uma linguagem acessível.

Na obra, a história é protagonizada pelo pequeno indígena Ibiacy e seu amigo Tucan, um tatu-canastra. Juntos, eles embarcam em uma aventura para explorar os solos e biomas da América Latina e do Caribe. A história original está no livro publicado em parceria entre UFSC e Epagri em 2023. A publicação está acessível gratuitamente.

Estudantes de Santo Amaro participaram de pré-estreia

Estudantes assistiram à animação e conheceram amostras de solo. Foto: Divulgação/CCA/UFSC

Uma espécie de pré-estreia do vídeo foi promovida na terça-feira, 4 de junho. Parte da equipe do projeto apresentou pela primeira vez a animação para turmas da manhã e da tarde, do 5º e do 6º ano, da Escola Básica Professor Judite Adelina Schurhaus, de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.

Além da apresentação do vídeo, os alunos puderam conhecer monólitos de três diferentes tipos de solo que fazem parte do acervo do Laboratório de Solos do CCA/UFSC. O destaque da atividade de extensão, de acordo com os organizadores, foi a intensa participação dos alunos com diversas perguntas demonstrando grande interesse pelo tema.

Também de acordo com os organizadores, a obra não só atrai os pequenos leitores, mas também serve como um recurso pedagógico valioso para escolas, técnicos e agentes comunitários, pois a escolha da animação como meio de comunicação é estratégica, uma vez que cativa a imaginação das crianças e facilita a assimilação de conceitos complexos.

Confira o vídeo completo:

A equipe de produção é:

Autores do livro
Argeu Vanz (Epagri)
Elisângela Benedet da Silva (Epagri)
Arcangelo Loss (CCA-UFSC)
Liagraice Pereira de Medeiros (Epagri)
Ivan Luiz Zilli Bacic (Epagri)

Ilustrações: Sol Packer
Projeto gráfico e arte final: Rogério Lenzi

Animação, montagem e edição: Estéfano Rius – Bolsista e discente do Curso de Animação da UFSC
Voz: Liagraice Pereira de Medeiros (Epagri)