Professores da UFSC iniciam votação para decidir se entram em greve a partir de 15 de abril

03/04/2024 20:18

Categoria se reuniu no auditório do EFI na manhã desta quarta-feira. Foto: Stefani Ceolla/Apufsc

Os professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciaram nesta quarta-feira, 3 de abril, a votação on-line que decidirá se a categoria entra ou não em greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 15 de abril. Conforme prevê o estatuto do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), a votação ocorre exclusivamente por meio do site da entidade e se estenderá por 72 horas, encerrando-se às 18h deste sábado, 6 de abril.

O processo que irá decidir a adesão à greve começou pela manhã, quando mais de 300 pessoas compareceram à Assembleia Geral Extraordinária (AGE), promovida pelo Sindicato, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), no Campus de Florianópolis. Ao todo, conforme levantamento da Apufsc, estavam presentes 252 docentes filiados e 99 não filiados.

A Assembleia teve início com a manifestação de estudantes e representantes dos técnicos-administrativos em educação (TAEs), que estão em greve desde 11 de março, em solidariedade à categoria docente. Na sequência, houve espaço para os docentes se pronunciarem. De acordo com a nota divulgada pelo Sindicato, além de serem contrários ao reajuste zero proposto pelo governo federal até o momento, os professores também destacaram a necessidade de recomposição do orçamento das universidades e melhores condições de trabalho.

> Entenda como será o processo de votação

Na ocasião, a maioria votou pela proposta de cédula que traz a seguinte pergunta: “Você é a favor da adesão dos professores e professoras da UFSC à greve nacional docente a partir de 15 de abril?”. Somente os filiados em dia com suas obrigações poderão participar do processo que acontece até sábado. Estão disponíveis as opções “sim”, “não” ou “branco” na votação on-line. Para votar, os filiados da Apufsc devem estar com um e-mail válido no cadastro junto à entidade.

> Assista à íntegra da Assembleia desta quarta:

Mais informações no site da Apufsc.

Tags: Apufsc-Sindicaldocentesestado de greveGreveProfessoresUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina