Startup impulsionada pela UFSC concorre a prêmio nacional do setor automotivo
Uma startup fundada por alunos do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), a mobway, é finalista no prêmio Automotive Business 2023, cujo objetivo é reconhecer “profissionais e organizações que ousam assumir o protagonismo da transformação que o setor automotivo e da mobilidade enfrenta para gerar impacto positivo com novas soluções”.
A mobway, única startup classificada para a final dessa premiação, foi impulsionada pelo programa “SINOVA UFSC startup mentoring“, projeto de mentorias do Departamento de Inovação (SINOVA/UFSC), vinculado ao Programa de Inovação e Empreendedorismo INOVA UFSC, que busca transformar ideias ou negócios em fase inicial de operação em modelos de negócios inovadores e sustentáveis.
Artur Andrade, formado em Engenharia Mecânica na UFSC em 2021 e atualmente CEO da mobway, ressalta que estar entre os concorrentes do prêmio Automotive Business 2023 é significativo, uma vez que este “é considerado um dos mais prestigiados da indústria automotiva latino-americana e tem como finalistas empresas como 99, Ford Brasil, Stellantis South America, Toyota do Brasil, Volkswagen do Brasil e outras multinacionais do setor”.
Além de Artur, a startup é formada por outros três estudantes da UFSC: Jhonata Peixoto, graduando em Engenharia Mecânica; Felipe Trindade, graduando em Engenharia Eletrônica; e Matheus Lenzi, graduando em Engenharia Elétrica. Todos eles participaram anteriormente da Ampera Racing, uma equipe de competição da UFSC que desenvolve, anualmente, um novo protótipo de carro elétrico de alto desempenho para competir na Formula SAE Brasil. Os veículos são projetados com os conhecimentos disponíveis na universidade e têm o patrocínio de diversas empresas da área.
Prêmio
O prêmio Automotive Business 2023, que até 2021 chamava-se Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e à Inovação, “destaca projetos com potencial de impacto positivo, que tragam proposta inovadora e deem novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e à sociedade”, segundo seu site. Neste ano, estão concorrendo empresas e pessoas indicadas, que foram selecionadas “entre mais de 290 cases recebidos, além de sugestões da própria equipe editorial de Automotive Business”.
A mobway concorre na categoria “Tecnologia Disruptiva” com sua plataforma de big data, que auxilia montadoras a gerarem mais valor com os dados de seus veículos conectados. Na mesma categoria estão as empresas Becomex, Dow e Iveco Brasil. A premiação está na etapa de votação aberta do público, que fica aberta até 1º de setembro. Para votar, acesse aqui.
Mais informações sobre o programa SINOVA UFSC startup mentoring estão disponíveis em seu site e também podem ser solicitadas pelo e-mail sinova@contato.ufsc.br.
Para saber mais sobre a proposta da mobway, acesse o site da startup aqui.