Ensino fortalecido com ações afirmativas, equidade nas bolsas e mais de 30 chamadas para ingresso

18/07/2023 10:51

Esta é uma matéria do UFSC Transparente: alinhada ao princípio da transparência, a Reitoria divulga, desde quinta-feira, 13 de julho, alguns dos principais resultados alcançados pela gestão da Universidade, por meio de uma série de matérias intitulada “UFSC Transparente”. Os tópicos abordados são: aproximação com a sociedadeinclusão e permanência, trabalho na Universidade, ensino e infraestrutura e manutenções.


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem trabalhando para que cada vez mais estudantes tenham acesso aos diferentes níveis de ensino oferecidos pela instituição. Desde a metade do ano passado, a Universidade já promoveu 31 chamadas subsequentes de candidatos classificados em processos seletivos. Isso envolve desde vagas do Vestibular, ingresso via SiSU, além de processos seletivos específicos, como Reopção, Educação a Distância (EaD), Educação do Campo, vagas suplementares para negros e vagas suplementares para indígenas e quilombolas.

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A intenção não é somente preencher todas as vagas disponíveis na Universidade, mas também dar condições para que mais estudantes possam permanecer na UFSC e concluir seus estudos. Por isso, também houve reajuste de bolsas, equiparando o valor pago pelas agências de fomento e outras ações. Está em andamento a consulta pública para uma nova resolução para os cursos de Graduação da Universidade. Além disso, há oportunidade para mais estudantes em intercâmbios com instituições de ensino superior da América Latina.

Política de Ações Afirmativas em todos os níveis de ensino e ampliação de tutores

Crianças brincam de boi-de-mamão para celebrar 43 anos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)/UFSC. Foto: Lethicia Siqueira/Agecom/UFSC

Em agosto de 2022, foi aprovada pela Câmara de Graduação a incorporação das Ações Afirmativas para os processos seletivos de ingresso nas unidades de educação básica, que compreendem o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). As Ações Afirmativas passaram também a fazer parte dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Estágio (PIBE), nos processos seletivos para contratação de professores substitutos e editais de seleção de tutores do programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE).

A minuta de resolução normativa aprovada prevê reservar 20% das vagas de ampla concorrência oferecidas na Educação Básica da UFSC para negros, indígenas e quilombolas, independentemente do percurso escolar ou da renda. Além das cotas, a Política de Ações Afirmativas prevê também a adoção de medidas visando a permanência estudantil. A reserva de vagas para crianças com deficiência, que já era garantida nos editais de ingresso do CA e do NDI, permanece inalterada.

A proposta já vinha sendo construída há cerca de dois anos, quando foi criada uma comissão para elaborar a PAA da educação básica. A sugestão resultante desse trabalho tramitou e foi aprovada com amplo apoio nos colegiados do NDI, do Colégio de Aplicação, no Conselho do Centro de Ciências da Educação (CED) e na Câmara de Graduação.

Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) ampliou as ações de orientação e apoio pedagógico com aumento de 25 para 35 tutores do PIAPE. O apoio pedagógico faz parte do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnae). A Prograd também ampliou de 15 para 30 monitores que atendem no Programa Monitoria Indígena e Quilombola.

Revisão da resolução normativa dos cursos de Graduação

A Prograd abriu uma consulta pública sobre o novo regulamento dos cursos de graduação da UFSC, que está em aprovação pela Câmara de Graduação. Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar, em especial os docentes e estudantes, já que as regras definidas no documento impactam diretamente no cotidiano acadêmico.

Estudantes do Curso de Licenciatura Indígena da UFSC. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC.

O regulamento traz informações importantes sobre as rotinas acadêmicas, como por exemplo, as regras para trancamento de curso e revisão de nota, o prazo para os professores apresentarem as notas das avaliações e as atribuições dos Colegiados de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Além disso, trata do aproveitamento de estudos, que pode ser feito por meio de validação de disciplina já cursada com aprovação ou por aproveitamento extraordinário.

O novo documento irá substituir a Resolução 017/CUn/97, que orienta a organização e o funcionamento dos cursos de graduação da UFSC há mais de 25 anos. Entre as principais mudanças, está prevista a inclusão de ingresso destinado a concluintes do ensino médio premiados em olimpíadas de conhecimento. Além disso, o novo regulamento também prevê notificações de desempenho acadêmico, que serão enviadas pelo NDE do curso aos alunos que apresentarem repetidas reprovações.

Equidade no pagamento de bolsas a estudantes pesquisadores

A Reitoria aprovou o aumento dos valores das bolsas de mestrado e doutorado em linha com o reajuste praticado pelas agências de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dessa forma, pesquisadores no mesmo nível recebem o mesmo recurso pelo mesmo trabalho, independentemente da fonte pagadora das bolsas – se são agências de fomento ou se é a Universidade.

Além disso, a UFSC reajustou as Bolsas de Ações Afirmativas (AA), pagas com recursos próprios da Universidade. Essas têm duração semestral, podendo ser renovadas mediante participação em edital da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG). Tais ações reafirmam o compromisso com a promoção da equidade e com as condições de permanência dos estudantes. 

Por sugestão da UFSC, universidades latinas derrubam limite de idade para intercâmbio

Em uma ação sugerida pela UFSC, o Programa Escala Estudiantes de Grado, promovido pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), como opção de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação de universidades da América Latina, não tem mais limite de idade. Antes, para se inscrever, o estudante deveria ter no máximo 30 anos, mas a partir de agora, acadêmicos de qualquer faixa etária poderão ter acesso à oportunidade. Hoje, a UFSC tem 1,8 mil alunos com mais de 40 anos na graduação. 

A limitação de faixa etária foi pauta na reunião de 2023 dos delegados assessores da AUGM, com a participação dos gestores de relações internacionais das diversas universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que compõem a rede. 

O Programa Escala Estudiantes de Grado é um programa recíproco de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação de universidades da América Latina. São cerca de 30 vagas por ano, tanto para enviar quanto para receber estudantes. Eles permanecem na universidade anfitriã, responsável por alimentação e hospedagem, por um semestre para cursar disciplinas ou realizar estágio.

Espaço Família da Biblioteca Universitária no Campus de Florianópolis da UFSC. Foto: Roberta Moraes de Bem/UFSC

Espaço Família: Incentivo à leitura infantil na Biblioteca Universitária

A Biblioteca Universitária (BU) do Campus de Florianópolis implantou no final de abril o Espaço Família, um local específico para receber crianças e pais e/ou responsáveis que frequentam a biblioteca. Localizado no piso superior, à esquerda da rampa, o espaço contém uma mesa para adultos, uma mesa infantil, um acervo de livros infantis disponíveis para locação, pufes e materiais para desenho. 

A ideia surgiu a partir de discussões da Comissão de Gestão do Conhecimento da BU e também da tese de doutorado de Tatiana Rossi, participante da Comissão e servidora da UFSC. Com a chegada do novo espaço, os pequenos agora podem desenhar e ler enquanto os pais estudam ou resolvem pendências, tornando a estadia na BU muito mais atrativa e inclusiva. O espaço é aberto ao público e não é necessário realizar cadastro para a utilização.

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