Professora da UFSC é finalista de prêmio nacional de ciência, tecnologia e inovação

09/02/2023 11:38

Débora Menezes é professora da UFSC, presidente da Sociedade Brasileira de Física e responsável pelo canal ‘Meninas na Ciência’ no Youtube. Foto: Reprodução/Youtube.

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Debora Peres Menezes é finalista do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira” na categoria Ciências Exatas. O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) publicou a relação dos finalistas da 2ª edição nesta quarta-feira, 8 de fevereiro. O resultado final será divulgado em 23 de março. Única representante da região Sul no prêmio nacional, Débora foi indicada por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Confira os finalistas no site da Confap

Professora titular da UFSC, Débora foi a primeira mulher a ser eleita presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). É graduada em licenciatura e bacharelado e é mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP), doutora pela University of Oxford, da Inglaterra, e pós-doutora pela Universidade de Coimbra, de Portugal. Também tem estágio sênior pela Sydney University, da Austrália, e pela Universidade de Alicante, da Espanha. Simultaneamente às atividades de ensino e pesquisa, dedica-se atimente à divulgação científica. A docente é responsável pelo canal do Youtube Mulheres na Ciência, que busca levar ao público diversos tópicos científicos de forma descomplicada e objetiva por meio de filmes curtos produzidos e protagonizados por cientistas e estudantes mulheres.

“Fiquei muito feliz em poder representar o estado de Santa Catarina numa área sabidamente masculinizada, com um percentual de mulheres que não chega a 30%. Além disso, as ciências exatas são conhecidas como exemplos clássicos do efeito tesoura (corta as mulheres de posição de destaque), teto de cristal (consegue-se avistar o céu, sem poder alcançá-lo) e tantos outros estereótipos e barreiras invisíveis que inibem o crescimento profissional das mulheres. Agradeço muito à UFSC por todas as oportunidades que me deu nesses 30 anos de trabalho e à Fapesc pela indicação”, declarou. 

Com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o prêmio reconhece pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CTI e a sociedade brasileira. 

A premiação é dividida em três categorias: Pesquisador(a) Destaque, com as subcategorias Ciências da Vida; Ciências Exatas; e Ciências Humanas; Pesquisador(a) Inovador(a), com as subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público; e Profissional de Comunicação. Com o objetivo de buscar equilíbrio entre os estados, o prêmio foi dividido em duas etapas: Estadual e Nacional.

A Etapa Estadual em Santa Catarina, organizada pela Fapesc, recebeu inscrições das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs). Nessa fase, a UFSC se destacou em cinco das seis categorias. Dois pesquisadores da Universidade foram indicados para a etapa nacional. Além de Débora, o professor Dachamir Hotza foi indicado para a categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial. 

Para o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, ter uma representante de Santa Catarina entre os finalistas do Prêmio Confap é muito importante. “Parabenizamos a professora Debora Peres Menezes pelo reconhecimento junto à Confap como finalista. Ela representa nossos melhores pesquisadores e empreendedores, tão presentes e ativos no desenvolvimento do estado”.

Na edição anterior, Santa Catarina conquistou o primeiro lugar na categoria Profissional de Comunicação com Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Epagri; o segundo lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra, com o professor da UFSC Aloisio Nelmo Klein; e o terceiro lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, com o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) Felipe Dal Pizzol.

Homenagem

Em cada edição, o Prêmio Confap de CTI recebe o nome em homenagem a um pesquisador ou pesquisadora com relevantes contribuições ao setor. Nesta segunda edição, a homenageada é a professora e pesquisadora Odete Fátima Machado da Silveira (em memória, 1953-2013).

Odete Silveira era natural da cidade de Caxias do Sul (RS). Graduada em Geologia e mestre e doutora em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), foi uma das primeiras mulheres a embarcar em um navio da Marinha para cruzeiro oceanográfico e em um cruzeiro científico para o Alasca, bem como uma das primeiras especialistas em Geologia e Geofísica Marinha do Brasil. 

Pioneira nos estudos geológicos e geofísicos na costa do Amapá, teve importante contribuição e representou a região Norte em comitês científicos no Ministério da Ciência e Tecnologia e no Ministério do Meio Ambiente. Ao longo de sua extensa trajetória acadêmica e científica, foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), professora na Faculdade de Oceanografia do Instituto de Geociências da UFPA e professora colaboradora no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Por suas importantes contribuições à oceanografia brasileira, foi agraciada pela Marinha do Brasil com a medalha “Amigo da Marinha”, em 2011, e com a medalha da “Ordem do Mérito Naval”, em 2012. 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc)

Tags: Débora Peres MenezesFapescPrêmio Confap de CiênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina