Aplicativo desenvolvido por grupo da UFSC é premiado em competição do MIT

17/08/2022 17:57

O aplicativo QFruta?, desenvolvido pela equipe do projeto Computação na Escola, do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi premiado com o terceiro lugar na categoria adulta do MIT Appathon for Good 2022. Organizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), esse é um evento tipo maratona para criar aplicativos com a plataforma App Inventor que resolvam alguma necessidade em relação às metas de desenvolvimento sustentável da ONU.

O QFruta? tem a proposta de permitir o registro e a localização de árvores frutíferas e apoia as metas de Cidades e Comunidades Sustentáveis, Fome Zero e Agricultura Sustentável e Vida Terrestre. Segundo Christiane Gresse von Wangenheim, professora do INE e uma das integrantes da equipe premiada, não há previsão de disponibilização do app em lojas de aplicativos, uma vez que ele demandaria monitoramento manual dos pontos a serem inseridos, e não há recurso financeiro que viabilize esse tipo de ação. O código do software, contudo, está disponível para qualquer interessado criar um app semelhante em cursos.computacaonaescola.ufsc.br/app-qfruta-2.

Computação na Escola é uma iniciativa do Instituto Nacional para Convergência Digital (Incod/INE/UFSC), em cooperação com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e com chancela da Sociedade Brasileira de Computação. O projeto dedica-se ao ensino de computação a estudantes de Ensino Fundamental e Médio, com atividades que englobam programação, design de interface de usuário, Machine Learning, entre outras áreas, para formar criadores de soluções de tecnologias da informação (TI). A ideia é que o QFruta? também seja utilizado como exemplo nos cursos.

Além de Christiane, participaram do desenvolvimento do app os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSC Ramon M. Martins e Marcelo F. Rauber e a pesquisadora Nathalie F. Ferreira.

Tags: Computação na EscolaincodINEPrêmioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina