Média de mortes por covid-19 caiu para patamar de dezembro, indica informe do Necat

28/03/2022 16:41

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, 28 de março, uma nova edição de seu informe semanal sobre covid-19. Intitulado Média diária de óbitos por Covid-19 caiu para patamar registrado em dezembro/21, o estudo é assinado por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Na semana de 19 a 25 de março, foram notificados mais 10.623 novos casos da doença– 3.543 registros a menos que na semana anterior. Com isso, a média caiu de 2.022 para 1.517 casos por dia. “Registre-se que esse indicador, que vinha apresentando quedas consistentes nas semanas anteriores, apresentou uma desaceleração mais lenta na semana considerada, tanto em termos absoluto como relativo”, aponta o informe. 

No período, os casos ativos também continuaram em queda,  apresentando uma redução de 25% em relação à semana anterior. Além disso, foram registrados 33 óbitos – uma média diária de cinco por dia, no mesmo patamar dos últimos meses de 2021. 

“Desta forma, nota-se que esse cenário de continuidade da contaminação da população catarinense não está causando impactos sobre a estrutura estadual da saúde, uma vez que a taxa de ocupação dos leitos UTI-SUS para Covid-19 apresentou aumento em apenas uma região (Grande Florianópolis), porém em patamar ainda baixo. Já a ocupação geral dos leitos de UTI-SUS no estado aumentou em praticamente todas as regiões, exceto no Vale do Itajaí. O patamar de ocupação encontra-se elevado em muito delas, destacando-se o caso da região Foz do Itajaí, cuja ocupação atingiu 100% na última semana. Sem dúvida, esse cenário de ocupação da estrutura hospitalar na última semana voltou a ser preocupante, muito embora os efeitos benéficos da vacinação completa da população contra a Covid-19 continuem evitando uma maior pressão sobre a rede hospitalar pública de saúde”, conclui o estudo.

O texto completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser acessados os informes anteriores.

Tags: coronavírusCovid-19Informe SemanalNecatpesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina