Informe aponta que casos ativos de covid-19 caíram em SC, mas patamar de contaminação segue elevado

14/02/2022 16:11

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, uma nova edição de seu informe semanal sobre covid-19. Com o título Casos ativos caíram em todas as regiões do estado na semana considerada, o estudo é assinado por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.

De 5 a 11 de fevereiro, houve 48.434 novos registros da doença e 222 óbitos, uma média de 6.919 casos e 31 mortes por dia. Ao final desse período, havia, ainda, 49.499 casos ativos da enfermidade, número 26% menor que o da semana anterior. Apesar da redução de alguns índices, o informe reforça que os patamares de contaminação seguem elevados e revelam a força da nova onda de covid-19 que continua em curso no estado. Destaca-se que, ao longo dos primeiros 42 dias do ano, mais de 302 mil pessoas foram contaminadas.

“Esse cenário de continuidade da contaminação da população catarinense já está provocando efeitos sobre a estrutura estadual da saúde, uma vez que a ocupação de leitos de UTI-SUS por parte de pessoas com a Covid-19 aumentou na maioria das regiões, sendo que esse crescimento continuou na semana em apreço. A consequência é que a ocupação geral dos leitos de UTI-SUS no estado permaneceu em 85%, patamar que continua preocupante”, conclui o trabalho.

O texto completo pode ser acessado no site do Necat.

Tags: coronavírusCovid-19Informe SemanalNecatpesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina