UFSC na mídia: Pesquisadores da UFSC falam sobre momento atual da pandemia

30/11/2021 18:24

Três pesquisadores da UFSC foram entrevistados recentemente por veículos jornalísticos estaduais sobre temas relacionados à pandemia. Na última quinta-feira, 25 de novembro, a professora Alexandra Boing falou sobre a liberação do uso de máscara em locais abertos no Jornal do Almoço e NSC Notícias. Na ocasião, a professora e pesquisadora do Departamento de Saúde Pública reforçou que Santa Catarina ainda não tem cobertura vacinal uniforme e apresenta instabilidade no número de casos positivos. “O Estado faz uma liberação precoce de uma medida que é barata e eficiente para a redução da transmissão, principalmente neste momento que temos o aumento da circulação das pessoas nas ruas”, salientou. O professor Fabrício Menegon também ressaltou que a medida é precoce. No dia 25, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar enviou ofício ao governador Carlos Moisés alertando para os riscos da medida de liberação.

Na noite de segunda-feira, 29 de novembro, o professor Sérgio Fernando Torres de Freitas participou de uma live, a convite da NSC Total, sobre o tema “Fim do uso de máscaras em locais abertos em SC“. O docente é presidente da Comissão de Monitoramento Epidemiológico da UFSC e está vinculado ao departamento de Saúde Pública. O evento foi transmitido ao vivo e agora pode ser acessado aqui.

Freitas ressaltou a importância em se manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, por ser uma medida eficaz que evita a transmissão do vírus: “Não temos o hábito cultural  de usar máscaras, como ocorre em países orientais, onde as pessoas sempre usam máscaras quando estão com sintomas de gripes, por exemplo. Mas aqui as pessoas precisam se conscientizar de que, estando ou não vacinadas, ainda estão correndo o risco de se contaminar, sobretudo em locais fechados e locais abertos com aglomeração. Nessas situações, as chances de contaminação aumentam muito.”

No Jornal do Almoço desta terça-feira, 30 de novembro, o professor Fabrício Augusto Menegon, também do departamento de Saúde Pública, foi entrevistado sobre a possibilidade de cancelamento das festas de Carnaval como medida preventiva de combate à pandemia: “São eventos que inevitavelmente geram uma grande aglomeração de pessoas. Existe um risco muito grande de que o carnaval, associado à essa quebra na restrição do uso de máscaras em espaços abertos, possa contribuir para um avanço da pandemia, com um aumento significativo do número de casos. É muito provável que isso aconteça, considerando o comportamento das pessoas e o fato de que as prefeituras e o governo do Estado nunca deram conta de fazer uma fiscalização efetiva para coibir práticas contrárias às normas sanitárias.”

O professor também falou sobre os riscos que um fluxo maior de turistas pode trazer para os moradores do Estado: “Santa Catarina é um pólo turístico e existe um sério risco de disseminação da doença por vários meios. Tanto pela possibilidade de virem pra cá uma maior quantidade de pessoas infectadas, quanto de também levarem para fora um número maior de infectados.” A entrevista com Menegon, que começa após os 18 minutos do telejornal, pode ser acessada aqui.

Tags: Comissão de Monitoramento EpidemiológicoDepartamento de Saúde PúblicaFabrício Augusto MenegonJornal do AlmoçoNSC TotalSérgio Fernando Torres de FreitasUFSCUFSC na mídia