Egresso da UFSC é premiado em evento internacional

10/11/2021 10:26

Renan Danielski com o professor Fereidoon Shahidi. Foto: arquivo pessoal

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Renan Danielski ganhou o prêmio de bronze da 13ª Conferência e Exposição Internacional de Alimentos Nutracêuticos e Funcionais, com o trabalho Investigating the antioxidant potential and bioactivities of underexplored tropical fruits and their by-products (Investigando o potencial antioxidante e bioatividades de frutas tropicais pouco exploradas e seus subprodutos). Organizado pela Sociedade Internacional de Alimentos Nutracêuticos e Funcionais (ISNFF, na sigla em inglês) e pela instituição de pesquisa chinesa Jiangsu Academy of Agricultural Sciences (Jaas), o evento ocorreu de 17 a 20 de outubro e contou com atividades on-line e presenciais, em Nanjing, China. 

Além de ser premiado pelo trabalho, o pesquisador também ganhou o prêmio Fereidoon Shahidi Fellowship Award, que reconhece a trajetória acadêmica considerada de excelência pela sociedade. Esta é a segunda vez que a International Society for Nutraceuticals and Functional Foods (ISNFF) reconhece a atuação de um cientista da América Latina. O prêmio tem o nome de Fereidoon Shahidi Fellowship Award, em referência ao pesquisador que é listado entre os dez mais influentes do mundo na área de ciências agrárias. Criada em 2009, a honraria é concedida a cada ano em função dos resultados dos trabalhos e da trajetória acadêmica.

Renan é graduado em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e cursou seu mestrado na UFSC sob orientação da professora Jane Block. Em sua dissertação, defendida em 2019, abordou a extração e a caracterização de carotenoides e compostos fenólicos da polpa e do resíduo de processamento da goiaba. Atualmente, cursa doutorado na Memorial University of Newfoundland, no Canadá. 

Segundo ele, sua formação em universidades brasileiras foi fundamental para que chegasse à instituição canadense e pavimentou o caminho para a premiação. “Portanto, sou extremamente grato a todos os órgãos financiadores de pesquisa no Brasil, a todos os professores e orientadores que fizeram parte da minha formação, em especial à professora Jane Mara Block, minha eterna mentora.”

O pesquisador dedicou o prêmio a todos os cientistas brasileiros, capazes de produzir resultados que não devem em nada às mais renomadas universidades internacionais. “Mesmo com poucos recursos, a paixão pela pesquisa científica é o que nos move e o que nos faz entregar tantos trabalhos da mais alta qualidade nas mais diversas áreas.”

“Também agradeço à Memorial University, que hoje me recebe de braços abertos, ao grande professor [Fereidoon] Shahidi, uma lenda viva com quem eu tenho o privilégio de aprender todos os dias, e ao professor Adriano Costa de Camargo, da Universidade do Chile, o primeiro brasileiro a receber este prêmio e que se tornou um grande parceiro de trabalho durante o meu doutorado”, complementou o estudante.

Em abril deste ano, Renan relatou a sua trajetória acadêmica e profissional em uma live promovida pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC). 

Tags: EgressosPrêmioPrograma de Pós-Graduação em CIência dos AlimentosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina