Projeto ‘Saúde na Melhor idade’ publica cartilha com orientações para idosos

16/12/2020 09:55

O projeto de extensão Saúde na melhor idade, vinculado ao Laboratório de Envelhecimento, Recursos e Reumatologia do Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou a segunda edição da cartilha Temas de educação em saúde com idosos. O material contempla diversos assuntos relacionados à saúde da pessoa idosa, como tabagismo, lazer, sono, vacinação, depressão e osteoporose.

O projeto iniciou suas atividades em março de 2019, numa parceria entre professores dos cursos de Fisioterapia e Medicina do Campus de Araranguá, com a proposta de difundir a importância de ações interdisciplinares. Seu objetivo  é realizar ações educativas coletivas com foco na promoção e na prevenção da saúde dos idosos que residem no município Balneário Arroio do Silva (SC) e região. As atividades presenciais eram conduzidas pelas acadêmicas bolsistas do projeto sob a supervisão da professora coordenadora, e ocorriam semanalmente na Unidade Básica de Saúde central do município.

Em 2020, devido às adaptações curriculares em decorrência da pandemia Covid-19, o projeto vem desenvolvendo suas atividades de maneira virtual com os idosos participantes, por meio de grupos de Whatsapp e redes sociais. Todos os materiais informativos utilizados ao longo do ano foram agrupados e publicados em formato de cartilhas, visando à ampla divulgação para a comunidade.

Os materiais completos estão disponíveis no site do projeto.

Tags: Campus AraranguáenvelhecimentoidososLaboratório de Envelhecimento Recursos e ReumatologiasaúdeSaúde na melhor idadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina