UFSC coordenará consórcio de universidades com financiamento da União Europeia
O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC obteve aprovação em mais um projeto financiado pela União Europeia (UE) no programa “Erasmus+”. O Building RIghts and Developing KnowledGE between European Union and Latin-America (Bridge) objetiva criar uma rede de pesquisa entre universidades latino-americanas e europeias no âmbito da iniciativa do Jean Monnet Network. A proposta liderada pela UFSC foi uma das únicas duas selecionadas na América Latina, dando sequência aos trabalhos iniciados em 2018 com o Módulo Jean Monnet e que ainda se encontram em execução.
O escopo do consórcio de universidades é promover, pelos próximos 36 meses, o estudo sobre a integração europeia na América Latina, a fim de construir pontes de diálogo e intercâmbio de melhores práticas entre as regiões. Especificamente, se propõe a realizar uma reflexão sobre o processo de integração da União Europeia e suas relações com os países latino-americanos por meio da criação de uma revista científica, da realização de concursos de monografias para jovens pesquisadores e da promoção de cursos e eventos nos países participantes.
O consórcio será coordenado pela professora Aline Beltrame de Moura, do Departamento de Direito da UFSC, o qual também conta com a colaboração dos docentes Cristiane Derani e Arno Dal Ri Júnior.
Além da UFSC, compõem a rede de pesquisa outras seis universidades estrangeiras, dentre as quais a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Universidad del Rosario (Colômbia), a Universidad Nacional Autónoma de Mexico (México), a Universidade de Lisboa (Portugal), a Universidad de Sevilla (Espanha) e a Università degli Studi di Milano (Itália).
Segundo Aline, “é uma grande conquista para a UFSC poder idealizar e coordenar esse importante projeto que envolve instituições estrangeiras do mais alto nível e pesquisadores de excelência que contribuirão para a consolidação da nossa universidade como um centro internacional de referência sobre os estudos de temas que envolvem o processo de integração europeu e suas repercussões econômicas, políticas e sociais em países terceiros, especialmente, da América Latina”.
Dentre as iniciativas apoiadas pela Comissão Europeia, o Jean Monnet Network é a que recebe maior destaque e incentivo em razão da transcendência dos objetivos traçados e da complexidade das ações empreendidas que exigem uma grande expertise dos parceiros da rede.
Mais informações em:
https://eacea.ec.europa.eu/erasmus-plus/actions/jean-monnet/jean-monnet-networks_en