UFSC na mídia: artigo de professor da UFSC relaciona perda da biodiversidade à pandemia de Coronavírus

24/04/2020 11:05

O pesquisador 1A do CNPq e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Miguel Pedro Guerra publicou o artigo A tragédia anunciada, na seção Ciência & Matemática, do jornal O Globo. Guerra é docente nos Programas de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais e em Ecossistemas Agrícolas e Naturais da UFSC, além de lecionar sobre Recursos Fitogenéticos na Universidade Agostinho Neto, Angola.

Em seu texto, publicado na quarta-feira, 23 de abril, o professor relaciona a perda da biodiversidade do planeta à atual pandemia. “(…) apesar de todas as promessas, quase nada foi feito para sustar a perda de biodiversidade e para (re)estabelecer uma relação mais harmônica e sustentável entre os humanos e Gaia”. O autor traz dados do relatório Planeta Vivo – referência sobre saúde, biodiversidade e consumo humano de recursos naturais -, que concluiu que o atual padrão de consumo exigiria dois planetas Terra para garantir suporte à vida.

Para Guerra, a tragédia da Covid-19 se insere nesse contexto. “No seu habitat natural os Coronavírus estavam contidos a partir de ajustes coevolutivos e poucos danos causavam em seus hospedeiros, pois extinguir esses hospedeiros é sentença de morte deles próprios. Metaforicamente, a garrafa do gênio do mal foi rompida pela perda de resiliência do habitat que até então ele placidamente ocupava. Ao sair da garrafa ele passou a ocupar com virulência desmesurada os hospedeiros humanos”.

> Acesse a íntegra do artigo no site do jornal O Globo

Tags: coronavíruspandemiaUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina