Formatura on-line de novos médicos é solenidade inédita na UFSC

24/04/2020 16:43

Membros da mesa (virtual) incluindo autoridades da Universidade e homenageados da centésima turma de formandos de Medicina da UFSC.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou nesta sexta-feira, 24 de abril, uma inédita solenidade de formatura para a centésima turma do curso de Medicina. Os 46 estudantes que aceitaram antecipar sua formatura receberam a outorga de grau de médico em uma videoconferência, que foi transmitida ao vivo pela internet. Com a antecipação da formatura, em poucos dias os formados poderão se habilitar para atuar profissionalmente no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Quando a solenidade começou, pouco depois das 10 horas, cerca de 650 pessoas estavam assistindo à transmissão – durante a sessão, o público chegou a mais de 860 pessoas – e já havia dezenas de mensagens de familiares e amigos parabenizando os formandos. Antes do início formal, o público pode acompanhar um vídeo que alternava fotos de infância com fotos atuais dos novos médicos.

O juramento foi proferido pela formanda Sheron Adriany da Rosa Bugs.

Mesmo em formato não-presencial, a formatura teve todos os atos formais necessários para a diplomação dos estudantes. A sessão foi conduzida pelo vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde, Fabrício de Souza Neves. Ele chamou para compor a mesa (virtual) o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, que presidiu a sessão, o pró-reitor de Graduação Alexandre Marino, o coordenador do curso de Medicina, Aroldo Prohmann de Carvalho e a subcoordenadora do curso, professora Simone Van de Sande Lee. Os homenageados da centésima turma foram a professora Katia Lin, com o nome de turma, o professor Adair Bervig Jr., como patrono, e a professora Ana Curi Hallal, como paraninfa.

Em seguida, o reitor declarou aberta a sessão e passou-se para a parte do juramento, proferido pela estudante Sheron Adriany da Rosa Bugs. Ao mesmo tempo, todos os demais formandos pronunciaram o juramento em voz alta, com o braço direito erguido. Para registro formal, todos escreveram “Ergo o braço e juro” no chat da videoconferência. O registro do juramento é essencial para a colação de grau.

Altruísmo

Diploma virtual era exibido assim que o reitor conferia o grau de médico aos formandos.

A sessão prosseguiu com a outorga de grau. O professor Adair Bervig Jr. agradeceu a escolha do seu nome como patrono e considerou um gesto de “altruísmo” da turma a decisão de antecipar a formatura. Bervig passou então a chamar nominalmente cada um dos formandos. Quando a imagem do estudante aparecia em destaque na tela, o reitor Ubaldo, segurando um capelo, conferia o grau de médico individualmente. Uma imagem com o diploma e o nome do novo médico era exibida na tela.

Danilo Tebaldi foi o orador da turma 2020.1.

Após a fase da colação de grau, foram iniciados os discursos. Escolhido orador da turma, o agora médico Danilo Tebaldi de Andrade disse que vivemos tempos difíceis, uma pandemia que “afeta vidas e sonhos”. Ele registrou agradecimentos à UFSC, aos pacientes, ao Sistema Único de Saúde e aos professores, dizendo que na turma tinham sido forjadas amizades “que vão durar para a vida inteira”. O orador convidou os colegas a terem compaixão consigo mesmo. “Aproveitem este momento, tenham orgulho”. Pediu que todos lembrassem o que os motivara a serem médicos. “Reafirme seus princípios e comprometa-se a ser fiel a eles”.

A paraninfa da turma, professora Ana Curi Hallal, falou em seguida e disse que tratava-se de um momento inesquecível e simbólico para todos. “Imaginamos e sonhamos juntos este momento. A realidade dos últimos meses se impõe e nos desafia a imaginarmos e sonharmos diferente”. Ela também dirigiu mensagens de agradecimento aos pais dos formandos. Ressaltou que muita coisa mudou nesses 60 anos do curso de Medicina da UFSC, mas alguns valores essenciais foram mantidos “Os sentimentos que moldam os bons médicos continuam os mesmos: solidariedade, empatia e responsabilidade”.

Encerramento da solenidade de formatura.

Após a fala da paraninfa, o professor Aroldo Prohmann de Carvalho falou em nome da coordenação do curso. “Estamos muito orgulhosos de vocês. Desejamos a todos muito sucesso pessoal e profissional”. Ele também passou informações práticas para habilitação e registro dos novos médicos. Os graduados receberão rapidamente a certidão de colação de grau e cópia da ata da sessão, assinadas digitalmente. Com esses documentos, eles poderão encaminhar o pedido de registro ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O diploma digital ficará pronto em poucos dias, assim como o diploma em papel, informou.

O discurso de encerramento da solenidade ficou a cargo do reitor Ubaldo. Ele destacou que todos estavam participando de uma sessão inédita na história da UFSC e agradeceu aos que se empenharam em viabilizá-la. “Vocês agora são médicos e provavelmente serão chamados a atuar contra essa doença que se espalha pelo mundo”. Reconheceu os momentos difíceis, mas ressaltou que serão superados. Disse que a formatura vai ficar gravada nos anais da Universidade, por ser da centésima turma de Medicina e a primeira a ter colação de grau por teleconferência. Ele convidou os novos médicos a voltarem à UFSC, para continuar seus estudos ou apenas para tomar um cafezinho. “Tenham foco. Que os sonhos se realizem. Eu espero que sejam muito felizes”, declarou para encerrar a sessão.

Luís Ferrari / Agecom / UFSC

Tags: CCScoronavírusformaturamedicinaUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVideoconferência