UFSC Explica: pandemias

16/03/2020 11:00

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, na última semana, a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença, que se espalha por diferentes continentes, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Quais foram as principais pandemias que acometeram a humanidade? Por que, mesmo com os avanços da medicina moderna, a população parece tão vulnerável diante de certas doenças? Que impactos econômicos e sociais uma pandemia pode causar a uma determinada região? E como a pesquisa científica trabalha hoje na prevenção e no combate a novas enfermidades?

Para responder a essas e outras perguntas, esta edição do UFSC Explica conversou com três especialistas no assunto:

Ivete Ioshiko Masukawa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado em Moléstia Infecciosa e Parasitária pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é médica infectologista do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) e médica infectologista do Hospital Nereu Ramos. Tem experiência na área de infectologia e controle de infecção, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção hospitalar, HIV/Aids.

Marcia Grisotti, coordenadora do núcleo de pesquisa Ecologia Humana e Saúde, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UFSC. Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia Política pela UFSC, doutorado em Sociologia pela USP e pós-doutorado realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e Collège de France. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia da Saúde, com ênfase nos seguintes temas: abordagem ecossistêmica em saúde, políticas de saúde e de meio ambiente, epistemologia e história do conhecimento médico, representações sociais em saúde, doenças emergentes.

Oscar Bruna-Romero, professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC, especialista em Imunologia e Microbiologia, com ênfase em desenvolvimento de vacinas recombinantes contra doenças infecciosas. Com doutorado na Universidad de Navarra-Espanha, tem experiência em imunologia, biologia molecular, virologia/parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vírus recombinantes, desenvolvimento de vacinas e diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas.

Confira abaixo o vídeo, também disponível em nosso canal do YouTube e na página do UFSC Explica.

Tags: coronavírusCovid-19doençasOrganização Mundial de Saúde (OMS)pandemiaUFSC Explica