Laboratório de Experimentação Remota de Araranguá capacita docentes da rede pública

10/02/2020 10:03

O Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, capacitações para docentes de escolas municipais dos municípios de Maracajá e Araranguá. Em três encontros, 78 professores participaram da atividade.

A iniciativa faz parte das ações promovidas pelo RExLab direcionadas à integração de tecnologias na educação e vinculadas a projetos de pesquisa e extensão realizados em cinco escolas públicas, nos municípios de Araranguá, Criciúma e Maracajá. Esses projetos contam com recursos oriundos do Programa Ciência na Escola, que é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As atividades foram realizadas nas escolas e no RExLab Makerspace. Nas escolas, foram realizadas palestras e dinâmicas sobre integração de tecnologias na educação, a partir de uma perspectiva maker. Já no RExLab Makerspace foi realizada uma oficina sobre a elaboração e construção de planos de aulas inspirados na cultura maker.

Para estas oficinas, o laboratório colocou à disposição dos docentes, para construção e integração de tecnologia em seus planos de aula, recursos como impressora 3D, máquina de marcação e corte laser, estúdio para gravação e produção de vídeos educacionais, laboratórios remotos e ambiente virtual de ensino e aprendizagem.

> Confira a galeria de imagens das atividades realizadas:


Texto e fotos: RExLab

Tags: campus araranguácapacitaçãodocentesescolas municipaisLaboratório de Experimentação RemotaRexLabUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina