Vestibular UFSC 2019: entenda a distribuição de vagas para ingresso

08/10/2018 10:10

As inscrições para o concurso vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se encerram nesta segunda-feira, 8 de outubro, às 23h59. As provas, que serão realizadas nos dias 8, 9 e 10 de dezembro em diversas cidades do estado de Santa Catarina, dão acesso a 70% de todas as vagas nos cursos de graduação da UFSC. São quase 6,5 mil vagas, das quais mais de 4,5 mil são por acesso via vestibular, enquanto 1930 vagas (30%) são de acesso via Sisu.

A UFSC possui hoje 6485 vagas para 101 opções de cursos de graduação. Todos os cursos são gratuitos, o que torna o ingresso bastante concorrido, especialmente se considerada a estrutura, tradição e referência da instituição, hoje uma das melhores do mundo, segundo ranking da Times Higher Education, e sexta melhor do país, conforme ranking da Folha de S. Paulo.

Vestibular: candidatos concorrem em diversos cursos, mas só há uma prova

O vestibular é a forma mais tradicional de ingresso em cursos de graduação. Em 1970 a UFSC foi a primeira universidade do Brasil a instituir uma prova unificada e única para todos os cursos. Ou seja, desde aquele concurso, todo candidato que pleiteia ingressar em um curso de graduação faz a mesma prova. Anteriormente a este modelo — denominado vestibular unificado — cada curso elaborava uma prova, em uma data distinta, para selecionar seus candidatos, de acordo com o número de vagas disponíveis.

A partir da unificação do vestibular promovida pela UFSC, os candidatos que tiverem as maiores notas são chamados, conforme as vagas disponíveis para o curso em que se inscreveram. Por exemplo, se o curso de Oceanografia possui 30 das 4555 vagas, os 30 candidatos inscritos para concorrer às vagas para este curso que tiverem as maiores notas no vestibular, são chamados. Se um dos 30 primeiros desistir da vaga, será chamado o 31º candidato com maior nota no vestibular, e assim sucessivamente.

A distribuição de vagas: o Programa de Ações Afirmativas (PAA) e a ampla concorrência

Das 4555 vagas do vestibular, 2260 são para ampla concorrência e as demais 2295 são destinadas a estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. Funciona assim: quando se inscreve no concurso, o candidato informa se realizou o Ensino Médio todo em escola pública ou não. Desse modo, cada curso possui vagas destinadas aos estudantes de escola pública e aos demais. Cada grupo concorre entre si às vagas destinadas aos cursos.

Mas há ainda outras divisões entre as vagas. Dentre os estudantes de escola pública, aproximadamente metade das vagas é dividida entre estudantes com renda familiar média de até um salário mínimo e meio por membro da família, e outra metade a famílias com renda média superior a 1,5 salário mínimo.

Além dessas subdivisões, há ainda as ações afirmativas voltadas a estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) e percentagem de vagas a estudantes deficientes. A distribuição das vagas é, portanto, a seguinte:

Ampla Concorrência PAA – Escola Pública
2260 Renda até 1,5 salário mínimo Renda superior a 1,5 salário mínimo
PPI Outros PPI Outros
deficientes Não deficientes deficientes Não deficientes deficientes Não deficientes deficientes Não deficientes
144 282 201 544 141 279 199 505

Os números apresentados na tabela acima se referem ao total de vagas para ingresso na UFSC via vestibular. A distribuição entre os cursos pode ser conferida no anexo I do Edital, disponível aqui. Para mais informações sobre a distribuição de vagas para ações afirmativas, confira matéria disponível aqui.

Sisu

Para quem não for aprovado no vestibular há mais uma alternativa de ingresso em cursos de graduação da UFSC: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Criado em 2012, o sistema é nacional e permite pleitear vagas em todas as 63 universidades federais, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, o interessado deve realizar o Enem e se inscrever no sistema, a partir de sua nota. Cada universidade destina vagas a seus cursos e o estudante escolhe a universidade e o curso conforme sua nota, sem necessidade de inscrição prévia em instituição ou curso.

Calendário

As vagas do atual vestibular serão preenchidas em dois períodos. No primeiro semestre letivo de 2019, 2546 estudantes ingressam nos cursos de graduação. As demais 2009 vagas são para ingresso no segundo semestre letivo de 2019.

As vagas do Sisu são disponibilizadas após o resultado das provas do Enem, que este ano são realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, com divulgação do resultado a partir de janeiro de 2019, em data a confirmar.

Mais informações

Edital Vestibular UFSC 2019

Inscrições Vestibular UFSC 2019

Locais de provas para o Vestibular UFSC 2019: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem por Florianópolis serão alocados nos municípios da Grande Florianópolis – Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Enem

Sisu

Gabriel Martins / Agecom / UFSC