17ª Sepex: solenidade marca abertura oficial

18/10/2018 14:49

Vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann discursa durante abertura oficial da 17ª Sepex. (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

A 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex/UFSC), integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), começou oficialmente ao meio-dia desta quinta-feira, 18 de outubro no campus da UFSC em Florianópolis. Entre os dias 18 a 20 de outubro de 2018, a UFSC promove a maior mostra científica de Santa Catarina, com apresentações artísticas e culturais, minicursos, palestras, debates e visitação a 111 estandes, agrupados por área de conhecimento.

A solenidade de abertura contou com a presença da vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann e de membros da Administração Central da Universidade. Estava presente também o Secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira. Discursaram, além da vice-reitora, que fez a abertura oficial, os pró-reitores responsáveis pela organização da Sepex: Pesquisa (Propesq), Sebastião Soares; Graduação (Prograd), Alexandre Marino Costa; e Extensão (Proex), Rogério Cid Bastos.

“Declaramos aberta esta 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina”, exclamou Alacoque. “Neste evento estão sendo apresentados os frutos do trabalho de nossos docentes, pesquisadores e cientistas, nossos alunos e técnicos-administrativos e a comunidade que participa na produção de conhecimentos e de tecnologias importantes para a nossa sociedade. É uma mostra do nosso compromisso como instituição de excelência que promove o desenvolvimento humano, social, político, educacional, econômico, ambiental, cultural, enfim, a ampla contribuição com a nossa sociedade”, enumerou a vice-reitora. 

Suzana Kilpp da Silva é homenageada pelos anos de dedicação à organização da Sepex. (Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC)

Homenagem

“É um momento de muito orgulho apresentar à sociedade aquilo que a UFSC faz. É prestar contas do que fazemos aqui em ensino, pesquisa e extensão”, declarou o pró-reitor Sebastião Soares. Soares também fez questão de agradecer as equipes responsáveis pela organização do evento, e prestou uma homenagem a Suzana Kilpp da Silva, técnica-administrativa em Educação da Proex. “Em nome de todos nós reconhecer a significativa contribuição dela à realização da Sepex de 2012 a 2017. Fica nosso reconhecimento à Suzana e à equipe toda que faz este evento acontecer”, salientou.

 

Além do campus Florianópolis, as ações da Sepex se desenvolverão nos quatro campi da UFSC – Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau -, na praça XV de Novembro e no trapiche da Beira-Mar Norte. Confira a programação completa aqui.

Sala de imprensa

A cobertura institucional do evento será realizada pela Agência de Comunicação (Agecom) e pela TV UFSC. Os órgãos oficiais de imprensa desenvolverão suas atividades in loco, fornecendo as informações em tempo real à comunidade interna e externa. Também haverá na sede da Agência, localizada atrás do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, uma sala de imprensa para atendimento ao público e entrevistas diversas.

Leia também:
17ª Sepex: estandes ajudam a desfazer mitos em relação a insetos, fungos e animais
17ª Sepex: estande distribui kits e orienta sobre o autoteste de HIV
17ª Sepex: UFSC convida a comunidade para maior mostra científica do estado
Pesquisas científicas, tecnológicas, ambientais e sociais a bordo do Veleiro ECO

 

Mais informações:
http://sepex.ufsc.br/ 

 

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC