17ª Sepex: UFSC convida a comunidade para maior mostra científica do estado

17/10/2018 11:01

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, entre os dias 18 a 20 de outubro de 2018, a maior mostra científica do estado: a 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A programação dos três dias é variada. Apresentações artísticas e culturais, minicursos, palestras, debates e visitação a 111 estandes, agrupados por área de conhecimento – Comunicação, Cultura, Educação, Tecnologia, Ambiente, Trabalho, Direito, Saúde, entre outros. Além do campus Florianópolis, as ações da Sepex se desenvolverão nos quatro campi da UFSC – Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau -, na praça XV de Novembro e no trapiche da Beira-Mar Norte. Confira a programação AQUI.

Todas as atividades são gratuitas e os estandes poderão ser visitados das 9h às 19h, nos dias 18 e 19, e das 9h às 12h, no sábado e último dia. O caráter democrático, tanto em temas, quanto em formatos e públicos, é característico do evento desde a sua concepção.

O pró-reitor de Pesquisa, Sebastião Roberto Soares, explica que cada evento dentro da Sepex tem a sua especificidade, porém “o que os integra é o divulgar e o despertar para o conhecimento, sobretudo o produzido na UFSC”. Acrescenta que “a diretriz da iniciativa é a criação de uma linguagem acessível por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema”. A Sepex tem ainda “a pretensão de apresentar à sociedade uma amostra do que se produz nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a fim de prestarmos conta do trabalho da Universidade. Espero que a Sepex possa transmitir uma ideia da dimensão da UFSC. E aproveito também divulgar que, concluída a Sepex, começa a Semana de Arte da UFSC”.

Ciência para a Redução das Desigualdades

A Sepex acompanha o tema da semana nacional “Ciência para a Redução das Desigualdades”, com destaque para um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estipulados pelas Nações Unidas.

16ª Sepex. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

Participação das escolas

Estima-se a visitação de mais de 50 mil pessoas, muitas deles estudantes do ensino fundamental e médio de diversos municípios. As escolas visitarão a Sepex, em parceria com a própria universidade, que fornece ônibus para o transporte dos alunos.

Novo formato

Os estandes estarão distribuídos em área coberta especialmente montada para abrigar o evento. Nesta edição, a UFSC realizará a semana em três principais pontos que se interligarão: a Praça da Cidadania, Hall da Reitoria I e Centro de Cultura e Eventos.

Inscrições para os minicursos

Serão ofertados 185 minicursos que serão realizados em diversos locais: salas de aula, auditórios, salas de grupos ou núcleos de pesquisa, conforme a especificidade de cada atividade. Com isso, o ensino, a pesquisa e a extensão da UFSC se espalham pelo campus, em uma infinidade de alternativas. As inscrições para participação nos minicursos iniciam-se no próximo dia 8 e seguem atá o dia 17 de outubro.

Arte e Cultura

Todos as anos, a Sepex é palco de apresentações artístico-culturais. Confira aqui a programação da 17ª edição.

 

Palestras da Sepex

Sala de imprensa

A cobertura institucional do evento será realizada pela Agência de Comunicação (Agecom) e pela TV UFSC. Os órgãos oficiais de imprensa desenvolverão suas atividades in loco, fornecendo as informações em tempo real à comunidade interna e externa. Também haverá na sede da Agência, localizada atrás do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, uma sala de imprensa para atendimento ao público e entrevistas diversas.

 

Serviço:

O quê: 17ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex)

Quando: de 18 a 20 de outubro de 2018

16ª Sepex. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

Onde: campus Florianópolis, bairro Trindade, com estrutura que congregará Hall da Reitoria, Praça da Cidadania e Centro de Cultura e Eventos / nos campi de Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau / Praça XV de Novembro e no trapiche da Beira-Mar Norte

Quanto: gratuito

Inscrição para minicursos: http://sg.sepex.ufsc.br, até 17 de outubro

Mais informações: (48) 3721-7414

sepex.ufsc.br

Atendimento à imprensa: (48) 3721-9601

 

Agecom/UFSC