Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC promove lançamento do livro ‘Teoria Marxista da Dependência’

21/09/2018 16:36

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina promove o lançamento do livro “Teoria Marxista da dependência: problemas e categorias, uma visão histórica”. O evento ocorre na próxima quinta-feira, 27 de setembro, às 18h30, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). O livro é de autoria do professor de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mathias SeibelLuce. Durante o lançamento haverá debate sobre o tema da dependência.

Sobre o livro

A teoria marxista da dependência (TMD), uma das vertentes mais férteis do pensamento crítico, tem se revelado cada vez mais vigente e necessária, oferecendo caminhos de investigação para a crítica rigorosa e a luta pela superação das estruturas de poder que se exercem sobre a classe trabalhadora e nossos povos, em nossa realidade social subordinada às relações imperialistas, onde a exploração do modo de produção capitalista enquanto economia mundial se impõe sob formas que se agudizam.

O livro, fruto de dez anos de pesquisas, assume o desafio de realizar uma síntese teórica das principais categorias da TMD e expor o desdobramento histórico-concreto de suas relações. O resultado consiste de um trabalho de crítica da economia política e de história econômica, como também uma contribuição à explicação de nossa realidade social, para apoiar as lutas pelas transformações estruturais que precisam ser encaradas, tendo como horizonte nossa definitiva emancipação.

Sobre o autor

Mathias Seibel Luce é professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É coordenador do Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-Americana (HEDLA). Desenvolve pesquisas sobre: superexploração do trabalho, formação social brasileira, História da América, teoria do valor, imperialismo, teoria marxista da dependência e Teoria da História em Marx. Mathias é também pós-doutorando em Economia pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador do NIEP-Marx.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Teoria Marxista da Depedência: problemas e categorias, uma visão histórica”, do professor Mathias Seibel Luce da UFRGS.

Quando: 27 de setembro (quinta-feira), às 18h30.

Onde: Auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC).

Tags: Centro SocioeconômicoIELAInstituto de Estudos Latino-Americanolançamentolivromarxismoteoria marxista da dependênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina