Ciclo de debates ‘O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil’ começa nesta quinta no CFH

15/03/2018 16:58

O Ciclo de Debates “O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil” será realizado entre os dias 15 de março a 16 de maio, em um total de nove encontros, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A iniciativa surge como resposta à polêmica em torno da oferta de uma disciplina sobre o “Golpe de 2016” na Universidade de Brasília (UnB), além de ser uma oportunidade para debater o tema no ambiente acadêmico.

Confira a programação:

1964, O Ano que se Prolonga
15 de março – 18h30, no Auditório do CFH
Camilo Buss Araújo. “Cassações de mandato em nome da democracia: tramas político-partidárias antes e no imediato pós-golpe de 1964”.
Paulo Krischke. “Podem voltar a crise e o golpe de 1964 contra o populismo?”

Nas Vésperas do Golpe
20 de março – 18h30, no Miniauditório CFH
Adriano Duarte. “As manifestações de 2013 e suas interpretações.”
Marcos Aurélio da Silva. “Reformismo fraco e crise orgânica.”
Fábio Morales. “O antipetismo paulistano: conservadorismo e comportamento eleitoral, de Maluf a Doria e Bolsonaro.”

Aula Inaugural do CFH e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)
28 de março – 18h30, no Auditório do CFH
Luis Felipe Miguel (UnB). “A Democracia em retração.”

Imagens do Golpe
02 de abril – 18h30, no Auditório CFH
Jacques Mick. “Jornalistas, golpistas e golpeados”.
Rafael Devos e Scott Head. “Imagens da política e a política das imagens em relação ao golpe”.

O Gênero do Golpe
11 de abril – 18h30, no Auditório Bloco E-Anexo
Miriam Pillar Grossi. “O impeachment de Dilma Roussef e a resistência brasileira no exterior.”
– Janyne Satler. “A misoginia do Golpe de 2016.”
Clair Castilhos. “O golpe e o setor de saúde , pelo olhar da Rede de Saúde feminina no país.”

Novos Retrocessos para um País Arcaico
18 de abril – 18h30, no Auditório do CFH
Beatriz Mamigonian. “A escravidão, moderna e contemporânea, e a precarização das relações trabalhistas.”
Edviges Ioris. “O Golpe e os povos indígenas e quilombolas.”
Raul Burgos. “Algumas notas sobre as raízes sócio-políticas do golpe e as lutas democráticas hoje.”

Funerais dos Projetos para um País Soberano
24 de abril – 18h30, no Auditório do CFH
Carmen Rial. “O Fim do MCTI e as restrições no Brasil pós-golpe.”
Márcio Voigt. “A Política Externa do Governo Golpista.”
Luiz Fernando Scheibe. “Privatização e entrega dos recursos naturais do País pelo governo golpista.”

Estado Exceção e Violência
2 de maio – 18h30, no Auditório do CFH
– Maria Borges. “Ética, direito e Estado de exceção”.
Daniel Serravalle de Sá. “Cinema e ditadura no Brasil”
Alexandre Fernandez Vaz. “Estado de exceção e democracia”.

Velhas Faces de um Novo Golpe
16 de maio – 18h30, no Auditório do CFH
Márnio Teixeira-Pinto. “Universidade em tempo de crise: o m do regime autoritário, a Nova República e o Golpe de 2016.”
Sonia Maluf. “O golpe de 2016 e os direitos das mulheres.”
Alessandro Pinzani. “A ideologia da neutralidade ideológica.”

Mais informações:

Facebook do CFH

www.ipol.unb.b

Tags: Centro de Filosofia e Ciências HumanasCFHciclo de debatesdisciplinaO Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no BrasilUFSCUnBUniversidade de Brasília