UFSC inaugura Usina de Alimentos no Centro de Ciências Agrárias

26/11/2015 09:42

Um prédio de dois pavimentos que simula uma indústria de alimentos, com área total de 593,20 m², composto de ambientes técnico-didáticos que serão utilizados por oito cursos de © Pipo Quint / Agecom / UFSCgraduação e por alunos de pós-graduação da Universidade. Essa é a descrição da Usina de Alimentos da UFSC, inaugurada na manhã da última segunda-feira, 23, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O espaço será utilizado pelos cursos de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Zootecnia, Nutrição, Farmácia, Química, Aquicultura e Engenharia de Alimentos e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (PGCAL) da UFSC. “Essa obra vai proporcionar melhores condições de estudo e trabalho para estudantes, técnicos e docentes. Será um laboratório compartilhado, que vai qualificar ainda mais os cursos da Universidade”, afirmou a vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco.

© Pipo Quint / Agecom / UFSCA construção da Usina de Alimentos teve início em janeiro de 2012. Em 2013, ano previsto para conclusão da obra, a empresa contratada abandonou os trabalhos e foi penalizada após conclusão de processo administrativo instaurado pela Universidade. De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras (DFO), Rodrigo Bossle Fagundes, em 2014 foi feita a atualização do orçamento e lançada nova licitação. A obra foi retomada em outubro daquele ano. A reitora Roselane Neckel agradeceu o trabalho das equipes da Pró-Reitoria de Administração (Proad), do DFO e do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (Dpae) da UFSC. “Esse prédio faz parte de um conjunto de obras realizadas nos últimos três anos. Temos, nesse momento, 54 mil metros quadrados de obras em execução na Universidade”, disse.

O vice-diretor do CCA, Pedro Luiz Manique Barreto, informou que a transferência dos equipamentos de oito laboratórios localizados no bloco A do prédio do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos será feita no período de recesso letivo. “Estamos indo para uma infraestrutura adequada, que simula as condições industriais. Nós podemos atender 70 alunos ao mesmo tempo, duas turmas de 35 alunos simultaneamente, uma no piso superior e outra no inferior”, contabilizou Barreto.

Os laboratórios de tecnologia de alimentos, tecnologia de carnes e derivados, tecnologia de pescado e derivados, tecnologia de óleos e gorduras, tecnologia de frutas e hortaliças, tecnologia de leite e derivados, tecnologia de panificação, tecnologia de cereais e laboratório de processos fermentativos serão instalados no novo espaço, que também alocará uma sala de aula. A edificação possui uma plataforma elevatória para portadores de necessidades especiais.De acordo com informações do DFO da UFSC, foram investidos R$

Reitoras da UFSC e diretores do CCA fizeram o descerramento da placa de inauguração da Usina de Alimentos em cerimônia realizada no dia 23 de novembro.

Reitoras da UFSC e diretores do CCA fizeram o descerramento da placa de inauguração da Usina de Alimentos em cerimônia realizada no dia 23 de novembro.

1.345.492,20 na obra.

Segundo a chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ana Carolina Maisonnave Arisi, a Usina de Alimentos é uma antiga reivindicação. “Estamos todos, docentes, servidores e estudantes, muito orgulhosos. A excelência acadêmica é o maior objetivo a ser atingido”, disse. “Na última avaliação in loco do Enade, o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos obteve nota 4. A infraestrutura física e laboratorial conta bastante. Acreditamos que, com a Usina de Alimentos, tenhamos melhora no conceito”, avaliou o vice-diretor do CCA. “Todos os outros cursos do CCA têm nota máxima, 5, no Enade”, lembrou o diretor do Centro, José Carlos Fiap Padilha.

O chefe de gabinete da Reitoria, Carlos Antônio Oliveira Vieira, a coordenadora do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Elane Schwinden Prudêncio, a engenheira civil responsável pela fiscalização da obra, Maria Helena Giacomazzi, estudantes, técnicos e docentes participaram da cerimônia.

Confira a matéria produzida pela TV UFSC: https://youtu.be/Ux1OomnFzAw

 

Fotos: Pipo Quint /Agecom / DGC / UFSC /

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / DGC / UFSC /

Tags: CCACiência e Tecnologia de AlimentoscursosDFODPAEEnadePGCALPROADUFSCUsina de Alimentos