Comitê Externo avalia Programa de bolsas de Iniciação Científica

25/06/2015 11:46
As reuniões de avaliação do Comitê de Consultores Externos do CNPq aconteceram nos dias 23 e 24 de junho. O Comitê avaliou os trabalhos desenvolvidos pelas 15 comissões do PIBIC e pela comissão do PIBITI para selecionar as propostas que receberão bolsas em 2015 e 2016.  (Foto: Divulgação)

O Comitê avaliou os trabalhos desenvolvidos pelas 15 comissões do PIBIC e pela comissão do PIBITI para selecionar as propostas que receberão bolsas em 2015 e 2016. (Foto: Divulgação)

O Comitê de Consultores Externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou, nos dias 23 e 24 de junho, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelas 15 comissões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e pela Comissão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) para a seleção das propostas que receberão bolsas no período 2015/2016.  O Comitê é formado por sete pesquisadores de produtividade do CNPq, dois para a área das Ciências da Vida: Luciana Rossoni (USP) e Jeverson Frazzon (UFRGS); dois para as Ciências Exatas: Miguel Jafelicci Jr. (UNESP) e Marcos da Silva Paula (UNESC); e dois para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Silvia Vieira (UFRJ) e Manoel dos Santos (USP), para o PIBIC, e Raquel Mauler (UFRGS) para o PIBITI.

A avaliação do PIBIC-Ensino Médio, que será feita pela professora Vera Lúcia Gaspar da Silva (UDESC), está prevista para o dia 06 de julho. O trabalho do Comitê Externo, que atende a uma exigência do CNPq, tem por objetivo avaliar o grau de estruturação do programa na instituição, seu funcionamento e o processo de seleção de bolsas organizado pela UFSC. As atividades do Comitê Externo são divididas em três etapas: a avaliação dos relatórios das comissões internas; reunião para apresentação dos resultados das avaliações dos trabalhos das comissões e a elaboração do relatório com recomendações para as comissões internas, para a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e para o CNPq. A primeira parte aconteceu na terça-feira, dia 23; a segunda etapa na quarta-feira pela manhã e a terceira na quarta-feira à tarde. A organização das atividades é da equipe da Coordenadoria do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT), liderada por Airton Costa. A supervisão geral é do Diretor do Departamento de Projetos, Elias Machado.

Consolidação do Programa

A partir das recomendações do Comitê Externo, as comissões internas podem aperfeiçoar o processo de seleção antes de que o resultado final seja divulgado, no dia 1º de julho. “Trata-se de uma contribuição fundamental para que a UFSC possa continuar melhorando o nosso programa que se encontra muito bem consolidado e tem um alto grau de institucionalização”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy.

As comissões internas são constituídas por pesquisadores de produtividade do CNPq ou com produção científica equivalente indicados pelos diretores de cada uma das unidades da Universidade, em Florianópolis e nos quatro campi. A comissão PIBITI, presidida pela Diretora do Departamento de Inovação Tecnológica, Rozangela Pedrosa, está integrada por pesquisadores com experiência em inovação tecnológica indicados pelos diretores das unidades com propostas submetidas para avaliação.

O PIBIC funciona na UFSC desde 1990. Atualmente está regulamentado pela Resolução Normativa Nº 39/2014, que integra PIBIC, PIBI, PIBIC-Af, PIBITI e PIBIC-EM. O PIICT é coordenado academicamente pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, que é composto pelos presidentes das comissões de cada uma das unidades do campus em Florianópolis e dos demais campi, além dos presidentes da Comissão PIBITI e da Comissão do PIBIC-EM.

O processo de seleção de bolsas para o PIBIC-EM está sendo realizado e os trabalhos serão concluídos no dia 30 de junho. A divulgação dos resultados do PIBIC/PIBITI acontece no dia 1º de julho, a do PIBIC-EM no dia 10 de julho. O PIICT oferece 829 bolsas, 740 para os alunos de graduação e 89 para os estudantes do ensino médio.

Diretoria-Geral de Comunicação
com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa