Sepex 2014: campeonato de aviões de papel e competição de treliças integram a programação

15/10/2014 09:37

Neste ano, além de minicursos, estandes e atrações artístico-culturais, a Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepex) traz o 3º Campeonato de Aviões de Papel da PrintUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Competição de Estruturas em Treliças de Espaguete e a Exposição do Curso de Museologia. Com o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, a Sepex ocorre de 22 a 25 de outubro na própria Universidade.

O tema do evento vai ao encontro da necessidade de superação dos desafios e conflitos vividos na atualidade. Os avanços das atividades científicas e tecnológicas, que influenciam direta ou indiretamente a vida das pessoas, somam-se a entendimentos e experiências populares e dão forma à temática. Serão 129 estandes e mais de 100 minicursos ofertados aos visitantes do evento. “A Sepex é um dos maiores e mais importantes momentos de integração da comunidade com a Universidade”, destaca o pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa.Competição de Treliças

A Competição de Estruturas em Treliças de Espaguete é uma atividade já realizada em outras universidades. Na UFSC, ela faz parte da disciplina de Experimentação II do Curso de Arquitetura e tem o objetivo de incentivar o trabalho em grupo para solução de problemas práticos de forma lúdica e divertida enquanto propicia o aprendizado. “Agora queremos estender a oportunidade para os demais alunos”, explica o professor e um dos organizadores da competição, João Carlos Souza.

A treliça é uma estrutura rígida formada por um sistema de barras interligadas em seus extremos, capaz de sustentar determinada carga. Pode ser utilizada na sustentação de pontes e coberturas de ginásios. Os objetos devem ser construídos antes da Sepex. Nos dois primeiros dias, haverá a exposição e, na sexta-feira, 24 de outubro, acontecerá o ensaio de carga, quando as treliças receberão um carregamento para verificar a mais resistente. Qualquer tipo de cola ou adesivo pode ser usado na construção das ligações e emendas. Também haverá a escolha da treliça mais bonita da competição.

A participação é aberta a estudantes regularmente matriculados na UFSC, organizados em equipes de até três alunos. Os interessados devem enviar um e-mail até o dia 21 de outubro para e indicar, no assunto, “Competição de Estruturas Sepex 2014”.

Campeonato de Aviões de Papel

A iniciativa do Campeonato de Aviões de Papel é de um grupo de professores do Campus Joinville, onde ocorreram as três primeiras edições da disputa. Qualquer visitante poderá participar, e as inscrições serão feitas no local no dia 24 de outubro. O competidor receberá três folhas de papel A4 para confeccionar seu avião e dois fiscais acompanharão o lançamento. Vence quem conseguir a maior distância percorrida pelo avião de papel, em três tentativas. A cerimônia de divulgação dos ganhadores será no final da tarde.

Os concursos acontecerão no piso superior do Centro de Convivência.

Exposição

O piso térreo do Centro de Convivência será reservado ao Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) e à exposição feita por alunos da disciplina Prática de Exposição da 6ª fase do Curso de Graduação em Museologia da UFSC. Intitulada Cães sem diploma, lattes que eu tô passando, ela inicia no dia 22 de outubro e segue até 1º de novembro. De acordo com a funcionária da secretaria do Curso de Museologia, Eliza Cordeiro, o objetivo da programação, que inclui rodas de conversa, é provocar a reflexão sobre abandono, questões legais e experiências científicas relacionadas aos animais, em especial os UFSCães, termo comumente utilizado na Universidade e que faz referência aos cães que circulam pela instituição.

O andar superior do Centro de Convivência também foi reservado para a realização de oficinas. Os interessados em ministrar oficinas devem encaminhar e-mail para até o dia 17 de outubro. A programação completa do evento será divulgada no dia 21 de outubro no site da Sepex.

Samantha Sant’Ana/Estagiária de Jornalismo da Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC

Tags: aviões de papelcampeonatocompetiçãoexposiçãomuseologiaSepex 2014treliçasUFSC