Servidores da UFSC participam de capacitação para auditorias internas

25/02/2014 18:08

Rodrigo da Silva ministra curso sobre auditorias internas a servidores públicos federais em Santa Catarina. Foto: Gabriela Dequech/DGC

Foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 24 e 25 de fevereiro, um curso de capacitação para auditorias internas – promovido e realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) –, do qual participaram os servidores públicos federais que trabalham nas quatro auditorias internas ligadas ao Ministério da Educação (MEC) no estado de Santa Catarina: Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e UFSC.

Ministrado pelo auditor responsável pelas ações da CGU em Santa Catarina, Rodrigo de Bona da Silva, o curso faz parte do Capacita (Programa de Orientação e Capacitação dos Gestores Públicos Federais) – iniciativa da Controladoria para aumentar a interação com os gestores públicos federais e fortalecer o controle preventivo. “Assim conseguimos evitar muitas falhas, em vez de buscar corrigi-las quando já tiverem acontecido”, explica o auditor. O Programa inclui capacitações para todas as áreas da gestão pública. No caso do curso para auditoria, os gestores, juntamente com a CGU, mapearam as necessidades e dúvidas específicas entre os auditores do estado e agendaram o treinamento. “Há muitos auditores novos nas instituições federais de Santa Catarina; então é importante unificar os entendimentos, além de padronizar e atualizar as técnicas de auditoria”, explica Adonilton Luiz Pizzatto, auditor chefe do IFC.

Outro ponto de discussão do workshop foi a Lei de Acesso à Informação, que permite que o cidadão solicite qualquer informação, sobre qualquer assunto, a qualquer órgão público. O auditor chefe da UFSC, Aldo Felipe da Mata, explica que, com a lei, a publicação dos relatórios de auditoria interna, que antes eram restritos aos gestores, passou a ser obrigatória. “É um dever nosso, dos auditores, incentivar a transparência ativa dos órgãos públicos”, afirma o gestor.

Gabriela Dequech / estagiária
Diretoria-Geral de Comunicação

Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

 

Tags: auditoria internacapacitaçãoCGUIFCIFSCLei de Acesso à InformaçãoUFFSUFSCworkshop