Celebração marca os 52 anos da UFSC
Muita emoção e uma energia boa de celebração marcaram a cerimônia dos 52 anos de criação da Universidade Federal de Santa Catarina, na terça-feira, 18 de dezembro. O multievento iniciou cerca de 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com sessão solene do Conselho Universitário para outorga de título de professor emérito ao geólogo Luiz Fernando Scheibe.
A mesa foi composta pela reitora Roselane Neckel, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), professor Nazareno José de Campos, o chefe do Departamento de Geociências, professor Juan Antonio Altamirano Flores e pelo professor Scheibe. O Conselho Universitário tomou assento na plateia e as professoras aposentadas Sandra Furtado e Maria Dolores Buss fizeram a saudação ao professor, apresentando sua extensa biografia acadêmica. Roselane, com voz embargada, outorgou o título ao novo professor emérito da UFSC.
O pesquisador agradeceu a todos, especialmente à família e ao seu “prêmio maior”, a esposa e também professora emérita Leda Scheibe. Agradeceu à generosidade e empenho das pessoas que compuseram o dossiê que, encaminhado, teve como consequência a indicação de seu nome para professor emérito. Relembrou dois livros essenciais para sua formação: Geografia da Fome, de Josué de Castro, que falava sobre as realidades da fome e As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, sobre a iniquidade das relações entre países. Lutar contra a fome e contra a iniquidade pautou, a partir dessas leituras, suas escolhas na militância e na vida acadêmica. Contou sua participação política nos fóruns mundiais e sua crença inabalável de que “um outro mundo é possível”. Galeano, ainda Galeano, em outro livro dava conta que “este outro mundo já existe e que está latente”, cabendo a nós torná-lo possível. Nos 46 anos como servidor ativo e, atualmente, como professor voluntário, Scheibe espera continuar colaborando para tornar este outro mundo uma realidade. Finalizou dizendo que esses anos de UFSC foram muito felizes, de uma felicidade que ele deseja a todos neste final de ano.
A reitora, em uma emocionada saudação ao novo professor emérito, agradeceu a contribuição de uma carreira acadêmica exemplar. Contou que o professor Luiz Fernando fez parte de sua formação e que aprendeu muito não só com ele, mas com a família Scheibe. Colega de Cristina, filha do pesquisador, foi com eles que começou a pensar politicamente e, principalmente, a se tornar uma educadora. Agradeceu o apoio da família durante seu mestrado e o alento na campanha para reitora, dizendo que a humildade do pesquisador, sua forma de pensar e acreditar que “uma outra universidade é possível” foram decisivos para o caminho que trilhou até chegar à vitória.
Houve apresentação do Grupo Vozes da Ilha do NETI. Na sequência da cerimônia a plateia fez um minuto de silêncio em homenagem ao ex-reitor Caspar Erich Stemmer, falecido no dia 12 de dezembro. Arno Blass, professor aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica, foi o responsável pela fala da homenagem póstuma. O professor Marcelo Stemmer, filho do homenageado, estava presente, com a professora Helena, sua esposa e o filho do casal.
Arno falou que, a exemplo de Scheibe para Roselane, Stemmer fazia parte da sua história. Contou sobre a importante contribuição do também professor emérito que foi responsável pelo primeiro currículo do curso de Engenharia Mecânica da UFSC, pela implantação de estágios para os cursos de engenharia, pela primeira pós-graduação da UFSC, entre tantos outros feitos em que ousou e inovou sempre com muita energia e doação em toda sua carreira e mesmo após sua aposentadoria.
Os servidores mais antigos, em exercício, na universidade, foram homenageados: a professora Maria Elza de Oliveira, do Colégio de Aplicação, Altamiro Natividade da Silveira, técnico-administrativo do CTC e o professor Edemir Costa, ex-presidente da Coperve, que, até a data de sua aposentadoria, era o docente mais antigo da UFSC.
O Grupo Vozes da Ilha em Seresta fez uma linda apresentação com as senhoras trajadas a caráter.
Foi dada a posse aos novos diretores e vice-diretores das 12 Unidades Acadêmicas que vão exercer o cargo de 2013 a 2016.
Sonia Gonçalves Carobrez, diretora eleita do CCB, que permaneceu no cargo, fez o discurso em nome dos empossados. Iniciou declamando o poema Sonho, de Clarice Lispector. Disse que os sonhos de muitos se tornaram realidade porque ousaram e se empenharam e que a Universidade não surgiu a partir de um sonho de uma só pessoa, mas de várias e que ninguém constroi nada sozinho. Disse que o conhecimento por si só não traz felicidade, mas capacita para. Falou sobre a “porta da verdade”, do poema Verdade, de Carlos Drummond de Andrade. E como era preciso que cada um se doasse, pois num ato de doação geralmente promovemos felicidade. Agradeceu às parcerias do período que se encerrava e às parcerias do novo período que se inicia.
A nova e a atual direção do Campus Joinville subiram ao palco, e, sucessivamente, a direção dos campi de Araranguá e Curitibanos. Em Joinville o professor Luís Fernando Peres Calil assume em março de 2013 a direção geral do Campus, no lugar do professor Acires Dias. A professora Sueli Fischer Beckert assume a partir do dia 19 de dezembro a Direção Acadêmica, no lugar do professor Alvaro Guillermo Rojas Lezana. O arquiteto Francisco Alexandre Sommer Martins permanece na Direção Administrativa do Campus Joinville.
A vice-reitora Lucia Helena teve a palavra fazendo um balanço dos sete meses e sete dias da nova gestão, dizendo que houve desafios, superações, conquistas, processos, greve, contratos, licitações, Sepex, entre tantas e tantas coisas, que muito se avançou e há muito ainda por fazer, com responsabilidade social. Fez um agradecimento de todo o coração aos que se empenharam neste período para a construção da nossa querida UFSC.
Roselane falou no encerramento que a UFSC não é só a UFSC Florianópolis, mas é multicampi, por isso a importância da presença dos diretores dos campi. Agradeceu o trabalho e empenho de todos, a presença do professor Marcelo Stemmer e família, desejou sorte aos novos diretores e vice-diretores e um Feliz Natal – um tempo para descansar, para voltarmos com toda a carga em 2013 pois, parodiando a música apresentada pelo Grupo Vozes da Ilha (Como é grande o meu amor por você), declarou: Como é grande o meu amor pela UFSC.
Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC
alita.diana@ufsc.br
Assista o Universidade Já – Aniversário 52 anos UFSC
Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
Leia mais:
Luiz Fernando Scheibe recebe o título de professor emérito da UFSC
Trajetória do professor Caspar Stemmer foi marcada por conquistas importantes para a UFSC