Prevenção do câncer é tema iniciação científica entre “pesquisadores mirins”

20/04/2012 15:50

Trabalhos da I Mostra de Iniciação Científica do Ensino Médio do Colégio de Aplicação foram apresentados de forma oral e em paineis

Os fatores genéticos têm papel importante na incidência do câncer, mas já está comprovado que adotar hábitos mais saudáveis pode diminuir a ocorrência da doença.  As alunas do Colégio Aplicação da UFSC Júlia Ceccon Ortolan e Heloisa Marques Baumgratz escolheram o tema “Câncer e hábitos de vida: como viver de forma preventiva” para sua pesquisa de iniciação científica, apresentada na quarta-feira, dia 18 de abril, durante a I Mostra de Iniciação Científica do Ensino Médio.

O objetivo das estudantes foi estudar outros fatores, não os hereditários, e como uma mudança de postura pode influenciar na prevenção à doença. Orientadas pela professora Mariana Borsa, utilizaram estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e dados do livro “O Anticâncer: Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais”, do médico frânces David Servan Schreiber, morto em julho do ano passado, e que há 20 anos lutava de forma alternativa contra um câncer no cérebro.

Além de explicarem as diferença entre um tumor benigno e maligno, como ocorre a metástase (disseminação de células cancerígenas através do sistema sanguíneo ou linfático no organismo) e quais são os tipos de câncer de maior incidência entre mulheres, homens e etnias, as alunas apresentaram um cardápio ideal.

Júlia e Heloisa ressaltam que os legumes são importantes. No entanto, é preciso saber qual a procedência, já que a maioria é tratada com agrotóxicos, agentes que podem causar diversos tipos de câncer. A preferência é pela ingestão de alimentos orgânicos ou pela compra em mercados variados, para que não sejam consumidos sempre os mesmos alimentos, tratados com as mesmas substâncias, evitando o acúmulo no organismo.

As estudantes também abordaram o consumo de gorduras trans. Presente em produtos industrializados, além de ser desnecessária para o organismo e aumentar as taxas do colesterol ruim, pode duplicar as chances de desenvolvimento de câncer de mama. E alertaram sobre cereais refinados, que perdem suas propriedades nutritivas após o processo industrial, aumentam as taxas de insulina e podem causar câncer em diversas partes do corpo, como o fígado, rim, pele e colo-retal. Por esse motivo, é preferível a ingestão de cereais integrais.

Entre as fontes de proteína, a preferência é para os peixes. Defumados, presuntos e bacon apresentam alcatrão, substancia cancerígena, que também está presente no cigarro. O tabagismo e a alta ingestão de álcool estão entre os hábitos de risco estudados pelas alunas Júlia Ceccon e Heloisa Marques. O sedentarismo é outro vilão na luta pela prevenção. Realizar atividades físicas pode diminuir em 11% as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

“Um sistema imunológico fragilizado facilita o desenvolvimento de neoplasias (alterações celulares ou crescimento exagerado das células)”, explica Júlia sobre a importância de uma vida mais calma e de evitar o estresse. Como produto final da pesquisa, as alunas elaboraram uma cartilha de prevenção. “Ela é quase uma provocação para questionar os hábitos de vida atuais das pessoas”, conta Heloísa.

O estudo é um dos 31 trabalhos integrados ao Projeto de Iniciação Científica do Ensino Médio do Colégio Aplicação. “A pesquisa no Ensino Médio é muito importante para formação, uma oportunidade privilegiada. Ela consolida a pesquisa no Colégio Aplicação. A parceria com a CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] dá um respaldo para o colégio”, explica Manoel Teixeira dos Santos, coordenador de pesquisa e extensão do CA.

O envolvimento do colégio no programa de bolsas PIBIC–EM está vinculado a outros cinco subprojetos coordenados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE) da Universidade Federal de Santa Catarina. As bolsas PIBIC-EM são financiadas pelo governo federal, por meio do CNPq, têm valor de R$100,00 mensais e duração de 12 meses.

Os 34 bolsistas que envolvidos nas pesquisas que serão realizados durante este ano já foram selecionados. Outras 20 bolsas foram disponibilizadas com recursos do próprio colégio. “O projeto foi um sucesso e a demanda cresceu muito para a iniciação científica este ano”, comemora Santos.

Mais informações: Manoel Teixeira dos Santos / cpesquisaextensao@ca.ufsc.br / manoelprt@hotmail.com

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos: Wagner Behr / Agecom