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Centro de Ciências Agrárias realiza festa junina científica virtual
O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta quarta-feira, 24 de junho, o primeiro vídeo da série Festa Junina Científica Virtual em seu canal no Youtube. Sob a orientação de professores, alunos elaboram vídeos com explicações científicas de temas relacionados a pratos típicos das festividades de junho. Ao final de cada um, são apresentadas as receitas das iguarias. A ação, organizada pelos agentes de comunicação do CCA junto à comunidade do centro, tem o objetivo de aproximar a universidade da sociedade, por meio de vídeos educativos que tenham potencial de atrair o público. A ideia é também não deixar passar em branco a tradicional comemoração.
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Subcomitê Científico oferece critérios e fases para retomada de atividades presenciais
[Informações atualizadas em 24/06/2020, às 19h]
O Subcomitê Científico, estrutura parte do Comitê de Combate à Pandemia do COVID-19 na UFSC, definiu, em seu relatório preliminar, os critérios e as fases para o retorno às atividades presenciais na instituição. A apresentação foi feita ao Conselho Universitário no dia 8 de junho e está disponível em vídeo.
Em seu relatório, o subcomitê destaca dados epidemiológicos de Santa Catarina, com a demonstração atual de transmissão do coronavírus ativa no Estado e na Capital, bem como em outras cidades onde a UFSC tem campi, como Araranguá, Blumenau e Joinville. Os cientistas do grupo analisaram dados e as curvas dos novos casos e óbitos pela doença de Covid-19 e realizaram simulações, como as que demonstram a propagação do vírus em espaços fechados, como as salas de aula.
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Subcomitê Acadêmico elabora diagnóstico institucional, proposta de Resolução e de Calendário Suplementar Excepcional
A excepcionalidade do período atual e os desafios que se apresentam de forma distinta para os diferentes cursos e unidades da UFSC pautaram os trabalhos do Subcomitê Acadêmico para o Combate à Pandemia do Covid-19 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em mais de uma dezena de reuniões, o grupo que reúne docentes e representantes discentes, com a participação também de técnicos, elaborou a pesquisa que identificou as condições para a realização de atividades pedagógicas não presenciais e as necessidades para o retorno do ensino presencial, fornecendo um diagnóstico detalhado da situação atual. Leia aqui o relatório preliminar elaborado pelo grupo.
>> Acesse aqui os dados do diagnóstico institucional sobre atividades acadêmicas
Coube ao subcomitê a elaboração de uma minuta de Resolução que prevê o redimensionamento das atividades acadêmicas, suspensas em função da pandemia de Covid-19, e de uma proposta de Calendário Suplementar Excepcional. Os documentos foram produzidos e discutidos levando-se em consideração princípios como a excepcionalidade deste período, a diferença entre o que se compreende como calendário letivo e o calendário civil e a não equivalência das atividades presenciais e não presenciais, além da autonomia relativa dos colegiados – dos 107 cursos de graduação presencial e 149 de pós-graduação oferecidos pela UFSC – do Colégio de Aplicação e do NDI.
“Estas propostas são preliminares e serão submetidas aos órgãos decisores da UFSC, uma vez que o nosso papel é propositivo e não deliberativo”, explica o coordenador do subcomitê, Alexandre Marino, pró-reitor de Graduação da UFSC.
A resolução prevê, como responsabilidade da UFSC para o reinício das aulas, a garantia de suporte tecnológico assistivo para estudantes com deficiência, de acordo com as necessidades individuais; o estabelecimento de políticas de apoio ao acesso às atividades pedagógicas não presenciais, visando atender a todos os estudantes e garantia de infraestrutura e de suporte técnico para o uso das tecnologias de informação e comunicação. A formação dos docentes e o compromisso com a oferta de atividades de apoio e orientação pedagógica, através da Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico da Prograd, também estão entre as responsabilidades institucionais.
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Subcomitê de Assistência Estudantil prepara políticas de acesso às tecnologias para atividades acadêmicas não presenciais
A realização de uma campanha de doação de equipamentos de informática, o empréstimo de equipamentos da UFSC aos estudantes e até a compra de computadores são algumas das propostas do Subcomitê de Assistência Estudantil para o Combate à Pandemia do Covid-19 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta será o caminho para viabilizar a realização de atividades pedagógicas não presenciais na Universidade. Em seu relatório preliminar, o subcomitê propõe ainda um auxílio financeiro para dar condições de acesso à internet aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica comprovada.
Essas seriam as principais condições para viabilizar a retomada do ensino na UFSC em modo totalmente remoto, conforme preconiza a chamada Fase 1 das atividades, assim definida pelo Subcomitê Científico. Elas estão de acordo com a diretriz estabelecida pela Administração Central de que as atividades de ensino no contexto da pandemia de Covid-19 deverão ser acessíveis a todos os alunos, e com a mesma qualidade. Além disso, o subcomitê relacionou como importantes a manutenção de todos os programas de assistência estudantil em andamento e medidas de atenção à saúde mental dos estudantes.
As sugestões foram feitas com base em informações obtidas em um levantamento realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) entre alunos isentos do pagamento das refeições no Restaurante Universitário (RU) e também em uma pesquisa do Subcomitê Acadêmico com todos os estudantes da UFSC.
No levantamento da Prae, 93% dos participantes responderam que têm acesso a um computador ou outro equipamento para acessar a internet. Já no diagnóstico institucional, enviado a todos os estudantes da UFSC, 92,27% afirmaram que consideram sua conexão com a internet suficiente para participar de atividades pedagógicas não presenciais. Assim, pelo menos 7% dos estudantes da UFSC necessitam de equipamentos e também melhores serviços de acesso à internet para viabilizar a participação em atividades remotas de ensino.
Outra condição para viabilizar o acesso universal dos estudantes ao ensino não presencial é a adequação da acessibilidade educacional. Na pesquisa do Subcomitê Acadêmico, mais de 8% informaram que necessitam de recursos de acessibilidade para participar das atividades pedagógicas não presenciais. O Subcomitê de Assistência Estudantil está elaborando um conjunto de orientações que atendam esse público para docentes, técnicos-administrativos, discentes e coordenadores de curso, com apoio da equipe da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) da Secretaria de Ações Afirmativas (Saad).
Necessidades
A manutenção de todos os programas de assistência estudantil já implementados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) – com integralidade da dotação orçamentária prevista – é condição fundamental para a realização das atividades acadêmicas na UFSC nos próximos meses, segundo o Subcomitê de Assistência Estudantil. Além disso, o comitê propõe que o Auxílio Emergencial pago aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica seja mantido enquanto durar a suspensão completa das atividades acadêmicas presenciais.
O subcomitê elaborou suas propostas após um levantamento das necessidades dos alunos com cadastro socioeconômico na Prae. Foram compiladas as respostas de 1.739 estudantes cadastrados no Programa de Isenção de Pagamentos das Refeições no Restaurante Universitário (RU). O trabalho também levou em conta informações obtidas na pesquisa do Subcomitê Acadêmico com todos os estudantes da UFSC, que teve a participação de 63,5% dos alunos.
Os programas regulares de assistência estudantil da Prae incluem, além das isenções no RU e da Moradia Estudantil, o Auxílio Creche, o Auxílio Moradia, a Bolsa Estudantil, e o complemento da Bolsa Permanência do MEC. No relatório, o Subcomitê de Assistência Estudantil ressalta a necessidade de destinação orçamentária de pelo menos R$ 1,59 milhão por mês para a manutenção desses programas.
As informações obtidas no levantamento da Prae e na pesquisa do Subcomitê Acadêmico reforçam a importância dos auxílios para estudantes vulneráveis. Nada menos do que 86% dos respondentes ao levantamento da Prae que ingressaram na UFSC pela Política de Ações Afirmativas declararam que são oriundos de famílias com renda de até 1,5 salário mínimo. E 41% dos que responderam afirmam não ter nenhuma outra ajuda financeira além dos auxílios recebidos da UFSC.
O levantamento feito com todos os estudantes da UFSC, ao mesmo tempo, revela que 49,2% das famílias foram afetadas financeiramente pela pandemia (mas têm alguma reserva financeira) e 12,2% foram afetadas, não possuem reserva financeira e estão precisando de ajuda. Em 38,3% das famílias dos estudantes da UFSC, a renda per capita é de até um salário mínimo.
Outro dado relevante do levantamento da Prae é que 72% declararam que têm origem em cidades diferentes daquela em que está localizado o campus da UFSC em que estudam. Ao mesmo tempo, 68% declararam que se encontram neste momento na cidade em que residem para estudar. Isso indica que muitos não tiveram condições de voltar para as cidades de origem, onde poderiam ter mais apoio familiar.
Os estudantes revelam necessidade de alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, gás, transporte, remédios e assistência médica, entre outros. Por isso, o subcomitê enfatiza a importância da manutenção do Auxílio Emergencial criado no começo do isolamento social, que garante um valor de R$ 200,00 para atendimento de necessidades básicas de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Programa de Auxílio Emergencial já lançou três editais, beneficiando mais de 3 mil alunos em cada etapa.
Saúde mental
Outra proposta do Subcomitê de Assistência Estudantil é criar um programa para cuidado com a saúde mental e atenção psicossocial aos estudantes, com apoio de setores internos e externos da Universidade, para enfrentamento dos efeitos psicológicos decorrentes da pandemia. “Há a estimativa de um aumento da incidência de transtornos psíquicos entre um terço e metade da população. E é diretamente ligado à relevância da pandemia, a vulnerabilidade psicossocial”, diz um trecho do relatório.
Esse cuidado permeia todas as fases de retomada das atividades de ensino. Em todas elas está previsto o atendimento e acompanhamento dos estudantes via contato eletrônico por assistentes sociais, psicólogos (clínicos e educacionais) e docentes da UFSC, com atividades em grupos educacionais, de promoção e prevenção agravos à saúde psicossocial, bem como atendimento individualizado em casos necessários. A elaboração do programa está em andamento e em breve será divulgado. Uma proposta similar também está no relatório do Subcomitê Científico.
Presencial
No relatório também estão elencadas as condições assistenciais necessárias para o avanço entre as fases até chegar ao retorno presencial de todas as atividades. Na Fase 2 haveria uma combinação de algumas atividades de ensino presenciais com outras realizadas remotamente. Neste cenário, a Universidade, mediante observação de critérios estabelecidos pelo Subcomitê Científico e condições elaboradas pelo Subcomitê de Infraestrutura e Administração, poderia reabrir o Restaurante Universitário, a Biblioteca Universitária e laboratórios de Informática.
Para isso, a UFSC deverá prover Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos estudantes que não têm condições de adquiri-los (no levantamento da Prae, 7% dos estudantes declararam não terem acesso a EPIs). Estudantes que permanecerem em atividades remotas deverão ter garantia de equipamentos, acesso à internet e continuidade do recebimento do Auxílio Emergencial.
Finalmente, na Fase 3, de retorno completo às atividades presenciais, o subcomitê propõe garantir a continuidade de todos os programas de assistência estudantil em andamento e o fornecimento de EPIs aos estudantes que não têm acesso a eles.
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Subcomitê de Infraestrutura e Administração propõe ferramentas de gestão e analisa viabilidade para cumprir orientações científicas
O Subcomitê de Infraestrutura e Administração para o Combate à Pandemia do Covid-19 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentou o primeiro relatório parcial de suas atividades. A equipe avalia variáveis e atores envolvidos nos processos que são realizados pela UFSC e aponta o desenvolvimento de ferramentas para apoio aos gestores na tomada de decisão.
O grupo indicou a necessidade de pelo menos três instrumentos formais para que a instituição retome as atividades com segurança jurídica: para o controle de acesso aos espaços físicos para realização de atividades essenciais; para servidores em trabalho remoto, que não possuem comorbidades formalmente apontadas pela União e pelas entidades de saúde; e para realizar as movimentações de pessoal que forem necessárias para atender atividades essenciais em cada uma das fases de retomada das atividades.
O Subcomitê de Infraestrutura e Administração acompanha os cenários possíveis, e aponta a viabilidade em termos de pessoal, orçamento, equipamentos, serviços e infraestrutura para que se respeite as restrições determinadas pelo Subcomitê Científico.
Todos os mapas, consultas, ferramentas e documentos desenvolvidos serão apresentados como anexos no relatório final dos trabalhos deste subcomitê. Entre eles, estão o Painel do Grupo de Risco (já disponível para os gestores de cada unidade, que informa quais servidores devem permanecer em teletrabalho e os que poderiam retomar atividades presenciais caso necessário); um questionário acerca da utilização de EPIs, distanciamento social e frequência de higienização dos ambientes (no caso de retorno presencial das atividades, para assessorar o Subcomitê Científico e o Departamento de Atenção à Saúde da Prodegesp); um levantamento, junto aos gestores, de situação dos Centros (espaço físico, capacidade de ocupação) e estimativa de necessidades de compra, contratação, atendimento das determinações de saúde e adequações necessárias (em fase de testes); um mapeamento de espaço físico (ocupação das salas) da UFSC.
Mais informações:
Leia a matéria ou assista ao vídeo sobre o Painel de Risco, já disponível aos gestores da UFSC
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Webinário discute desafios para inclusão e equidade na educação a distância
A secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Francis Solange Vieira Tourinho, será a palestrante do webinário Desafios para a inclusão e equidade na educação a distância. A live ocorre nesta quinta-feira, 25 de junho, às 19h. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrições.
A atividade faz parte de uma série de webinários promovida pela Afya Educacional com o objetivo de proporcionar aos professores da área médica e da saúde temas para discussão e qualificação em ensino remoto. O ciclo teve início em 14 de maio e segue até 21 de julho, com transmissões às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30. Os webinários anteriores estão disponíveis no Youtube.
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EdUFSC lança e-book gratuito com reflexões sobre o direito à cidade
Cidades rebeldes: invisibilidades, silenciamentos, resistências e potências é o título do mais novo e-book lançado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). Organizado por Paulo Raposo, Allende Renck e Scott Head, o livro faz parte da Coleção Brasil Plural e está disponível gratuitamente na estante aberta da Editora. A obra deriva do ciclo de cinema Cidades rebeldes, cujas sessões ocorreram entre abril e junho de 2018 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, na disciplina Direito à cidade, espaço público e performance, coordenada por Paulo Raposo, professor visitante na UFSC e docente do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Por meio do cinema documental e de filmes de autor, o ciclo buscava tornar visíveis intervenções artísticas, engajamentos políticos, pesquisas e reflexões que promovessem a discussão sobre o direito à cidade na contemporaneidade.
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Obras da Urgência Pediátrica do HU são retomadas após medidas para proteger trabalhadores
Apesar das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, as obras de reforma e ampliação da Urgência Pediátrica do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) estão em andamento, após os devidos cuidados para evitar contaminação para os operários, e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro do prazo previsto no cronograma inicial, ou seja, ainda no primeiro semestre do ano que vem.
De acordo com o Setor de Infraestrutura Física (SIF), foi realizada uma reunião com o Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a médica da saúde ocupacional da empresa responsável pela obras para averiguar possíveis focos. Após a adoção de medidas para proteger os trabalhadores, a construtora foi autorizada a retomar as obras, que ficaram paradas por dois meses por causa da pandemia.
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Pesquisa quantifica a falta de diversidade na Física brasileira
Homens brancos, heterossexuais e cisgênero que vivem no Sudeste do país: esse é o retrato dos físicos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada por cientistas associados ao Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O levantamento teve o objetivo de quantificar a diversidade e a representatividade de diferentes grupos entre os profissionais da área e detectar motivações e dificuldades encontradas ao longo dos estudos e da carreira. Os resultados foram publicados no início do mês na revista científica internacional Physical Review Physics Education Research. Assinam o artigo pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — esta última representada pela professora do Departamento de Física Débora Peres Menezes e pela estudante de bacharelado em Física Beatriz Nattrodt D’Avila.
A pesquisa se baseou em um questionário respondido entre julho e setembro de 2018 por 1.695 membros da SBF — 44% do total de associados à época. Desses, 68% são homens; 88%, heterossexuais; 95%, cisgênero (3% preferiram não responder ou se classificar e cerca de 2% são transgênero); e 6,2% têm alguma alguma deficiência. Ainda, 61% se autodeclaram brancos; 20%, pardos; 6%, negros; 2%, asiáticos; 1%, indígenas; 1% declaram “outro” e 9% preferiram não responder ou se classificar. A título de comparação, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população brasileira é negra (incluindo pretos e pardos). Outro dado que chama a atenção é a alta concentração de físicos no Sudeste do país — 59% do total.
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Pesquisa coleta dados sobre famílias brasileiras com crianças de 4 a 11 anos
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (Nepedi) e o Laboratório de Saúde da Família e Comunidade (Labsfac) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), juntamente com o grupo de pesquisa Processos Psicológicos, Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realizam uma pesquisa sobre famílias brasileiras. Pais, mães, padrastos e madrastas de crianças de 4 a 11 anos das mais diversas configurações familiares (hetero ou homoafetivas) podem responder ao questionário on-line.O objetivo do levantamento é obter dados a nível nacional a respeito da parentalidade e outras variáveis familiares que interferem no desenvolvimento socioemocional infantil. Além disso, os pesquisadores pretendem avaliar a efetividade de programas voltados à promoção da parentalidade positiva e das habilidades sociais infantis. A pesquisa é coordenada pelo professor do Departamento de Psicologia da UFSC Mauro Luís Vieira e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEPSH/UFSC) por meio do parecer nº 4.050.295.
O preenchimento do questionário leva aproximadamente 45 minutos. O participante pode iniciar, pausar e retornar, caso seja necessário. Como forma de agradecimento, após a participação, serão enviadas por e-mail informações de acesso gratuito sobre parentalidade positiva. Será criado um grupo on-line, por meio do qual os interessados poderão ter acesso a informações atualizadas sobre os desafios nas famílias, participar de intervenções práticas e entrar em contato com profissionais e pesquisadores da área para discutir dúvidas, dificuldades e potencialidades.
Mais informações com Beatriz Pires Coltro, mestranda vinculada ao projeto de pesquisa, pelo e-mail beatrizpcoltro@gmail.com, ou com a equipe do Nepedi/Labsfac (nepedielabsfac@gmail.com).
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UFSC fará registro prévio de estudantes que precisem de empréstimo de computadores e acesso à Internet
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) publicou nesta terça-feira, 23 de junho, o Edital nº 10/2020, que estabelece as normas para o Registro Prévio de Estudantes para Inclusão Digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo da medida é identificar os estudantes que, para desempenharem atividades de ensino remoto a serem oferecidas pelos cursos de graduação, programas de pós-graduação stricto sensu, ensino fundamental e médio da UFSC, necessitam de apoio quanto ao acesso a equipamentos de informática e à Internet.
Podem se cadastrar os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial, programas de pós-graduação stricto sensu, ensino médio e fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC que declararem não possuir condições de acesso a computadores ou equipamentos equivalentes ou ainda à rede mundial de computadores. Para ser atendido, o estudante deve cadastrar-se por meio do Sistema on-line de Cadastros e Benefícios da Prae, no link https://beneficiosprae.sistemas.ufsc.br/, na seção Registro de Inclusão Digital – Pandemia COVID-19, aba Registro Prévio, Inclusão Digital. Estudantes do Colégio de Aplicação serão cadastrados por outro meio, a ser disponibilizado.
O prazo para registro será a partir de 1º de julho. A confirmação do registro é feita por e-mail, de forma automática. Os estudantes serão avisados da abertura do cadastro também por mensagens de celular, via SMS para os estudantes com telefone celular cadastrados no CAGR, CAPG e Colégio de Aplicação.
Os empréstimos de computadores e apoios financeiros para compra de pacotes de dados serão regulamentados em editais específicos, dependendo da disponibilidade de recursos materiais e orçamentais da UFSC, dimensionada a partir deste registro prévio. “Essa medida inicial é muito necessária, para que possamos saber o número de equipamentos e auxílios que a UFSC precisará disponibilizar, quando for o momento de passar a oferecer as atividades pedagógicas em formato não presencial”, salienta o pró-reitor Pedro Manique Barreto, da Prae.
Para manter seus dados de e-mail, endereço e telefones atualizados os estudantes devem acessar o site https://pessoa.sistemas.ufsc.br/
Mais informações no Edital.
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UFSC disponibiliza relatórios dos subcomitês de Combate à Pandemia de Covid-19
Os relatórios e toda a documentação gerada pelo Comitê de Combate à Pandemia de Covid-19 na UFSC, o Comitê Assessor e os Subcomitês Acadêmico, de Assistência Estudantil, Científico, de Comunicação e de Infraestrutura e Administração estão disponíveis a toda a comunidade universitária por meio de processo cadastrado no Sistema de Processo Administrativo (SPA). O material foi disponibilizado a pedido do reitor Ubaldo Cesar Balthazar, para possibilitar acesso antecipado aos membros do Conselho Universitário (CUn). Ainda nesta semana o Conselho deverá ser convocado para iniciar o debate a respeito das propostas.
Para acessar, basta visitar o site https://solar.egestao.ufsc.br/solar/, efetuar login com o idUFSC, e buscar o Processo cadastrado sob o número 23080.024153/2020-57.
O Processo inclui documentos, portarias, relatórios adicionais. Também é possível acessar os principais relatórios nos PDFs disponíveis nos links abaixo:
Relatório Completo do Comitê Assessor (reúne uma síntese das principais propostas)
Relatório Preliminar Subcomitê Acadêmico
Relatório Preliminar Subcomitê de Assistência Estudantil
Relatório Preliminar Subcomitê Científico
Relatório Preliminar Subcomitê de Comunicação
Relatório Preliminar Subcomitê de Infraestrutura e Administração -
Livro sobre EaD 4.0 e os desafios nas IES públicas estará disponível a partir do dia 25
Propondo difundir as práticas do ensino a distância e debater sobre sua aplicação nas universidades, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança seu primeiro livro: “Educação a Distância 4.0: experiências, oportunidades e desafios em IES Públicas Brasileiras”. Organizado pelos coordenadores Isaías Scalabrin Bianchi e Rafael Pereira Ocampo Moré, em conjunto com a Secretaria de Educação a Distância (Sead), o livro será divulgado de forma online e ficará disponível para download gratuito a partir de 25 de junho de 2020.
Nos dias atuais a educação a distância se tornou uma necessidade e vem se aprimorando. Para torná-la cada vez mais inovadora e discutir os seus desafios, o livro “Educação a Distância 4.0” reúne 13 artigos de profissionais de diversas áreas que debatem a inclusão, a capacitação e o uso de recursos tecnológicos para a EaD.
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Comunicado do Centro de Controle de Zoonoses sobre morte de saguis
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal de Florianópolis realiza monitoramento e prevenção de doenças transmissíveis dos animais ao homem (zoonoses), dentre elas a febre amarela. Para isto é importante que sejam realizadas investigações e exames de primatas mortos.
Recentemente houve morte de três macacos (saguis) no Campus da UFSC. A equipe foi chamada a tempo e realizou a necropsia e coleta de amostras do animal. Até o momento não foram encontrados macacos com febre amarela em Florianópolis, mas a vigilância deve permanecer constante. Por isso, o CCZ solicita que se for encontrado cadáveres de primatas, deve -se entrar em contato, o mais rápido possível, sem entrar em contato com o corpo do animal. Se a morte ocorrer no final de semana, ligue para o Plantão da Vigilância Epidemiológica.
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Aberta submissão de artigos para revista eletrônica ‘Cadernos NAUI’
A Revista eletrônica Cadernos NAUI está com chamadas abertas para o dossiê temático: Patrimônio Imaterial no Brasil: Trajetórias, Participação Social e Políticas de Reconhecimento. As submissões de artigos estão sujeitas às avaliações internas e externas.Os textos submetidos à Revista devem ser inéditos e de autoria de quem os apresenta. Os/as autores/as comprometem-se a que o trabalho apresentado não tenha sido objeto de qualquer outro tipo de publicação. Interessados em submeter trabalhos devem encaminhá-los para o e-mail: cadernosnaui@gmail.com.
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‘Os desafios no desenvolvimento de um ventilador pulmonar’ é tema de webinar no dia 30
As inscrições estão abertas para o Webinar “Da concepção à certificação: os desafios no desenvolvimento de um ventilador pulmonar”, que será ministrado pelo professor da UFSC Saulo Güths, no dia 30 de junho de 2020, às 19h.O professor irá compartilhar os desafios que envolveram o desenvolvimento e a certificação do ventilador pulmonar desenvolvido por ele em parceria com outros pesquisadores. O equipamento teve como premissas o baixo custo e o uso de peças facilmente encontradas em território nacional, como também o cumprimento de requisitos médicos exigidos. Atualmente o ventilador pulmonar está aprovado pelo Hospital Sírio Libanês em São Paulo e pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
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Pós em Saúde Coletiva promove diálogo sobre enfrentamento da pandemia na Itália, Espanha e Reino Unido
A Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, dia 25 de junho, entre as 14h e 15h30, o diálogo O que Itália, Espanha e Reino Unido podem nos ensinar a respeito de como lidar com a Covid-19?.O evento integra o painel Saúde Coletiva face a face: diálogos e interfaces em tempos de pandemia e terá como palestrantes os professores Mauro Serapioni, Fernando Pocahy e Bárbara de Oliveira Turatti.
A transmissão do evento ocorrerá pela plataforma Webex (Cisco) e pode ser acessada neste link.
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Webinar discute proteção social, pandemia e isolamento na Rússia, Moçambique e Espanha
O webinar Aqui e lá: proteção social, pandemia e isolamento na Rússia, Moçambique e Espanha a ser realizado na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, a partir das 9h, irá debater a política e os serviços públicos de assistência social, além das condições de isolamento social da população vulnerável na conjuntura da pandemia da Covid-19 naqueles países. A transmissão será no canal do Youtube do Comitê Estadual Suas/SC: Covid-19.
Participam do evento a assistente social Deborah de Oliveira, professora da Faculdade de Sociologia e mestranda de Antropologia Social da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, no Moçambique; o assistente social Giovanny Simon Machado, mestre em História pela Higher School of Economics, de Saint Petersburg, na Rússia, e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e a professora Andreia Oliveira, do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Doutorado na Universidade de Alicante, Faculdade de Ciências de la Salud, na Espanha. O debate será coordenado pela professora Tânia Krüger, do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (Nessop), vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFSC.
Mais informações nas páginas do Facebook do Nessop e do Comitê Estadual Suas/SC.
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Núcleos da UFSC divulgam recomendações sobre violência contra mulher na pandemia
O Núcleo Margens, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Núcleo Nusserge, do Departamento de Serviço Social, divulgaram nesta terça-feira, 23 de junho, um documento de recomendações para homens com antecedentes de violência contra mulheres durante isolamento social, em razão da pandemia de Covid-19. As recomendações foram traduzidas e adaptadas a partir de texto elaborado pela Associação Conexus – Atenção, Formação e Investigação Psicossociais e Generalitat Catalunya, de Barcelona, na Espanha.
> Clique AQUI para conferir a íntegra do documento
A tradução e adaptação para o português foi feita pelo professor Adriano Beiras, do Núcleo Margens, e pela professora Luciana Zucco, do Núcleo Nusserge, em parceria com o Instituto Noos, de São Paulo. O documento foi adaptado tomando por base os seguintes textos: Crisis Corona: Kit de supervivencia para hombres bajo presión, de maenner.ch; Take a timeout!, de Respect Phoneline; e Covid-19 and violence against women: What the health sector/system can do, da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O documento integra o projeto de extensão universitária Projeto Ágora: Grupo Reflexivo para Atendimento de Homens Autores de Violência contra a Mulher, referente ao convênio entre o Departamento de Psicologia da UFSC e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
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DIVULGA UFSC – 23/06/2020 – Edição 1447
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site. 
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 23/06/2020 – Edição 1447UFSC fica na 15ª colocação entre universidades brasileiras em ranking de desenvolvimento sustentável
A UFSC ficou no 15º lugar geral dentre as 30 universidades brasileiras que participaram do ranking Times Higher Education – Impact, que avalia as universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Essa foi a primeira vez que a UFSC participou do ranking, e, em nível mundial, ficou na colocação 301–400. O Times Higher Education Impact utiliza indicadores calibrados para fornecer comparações em três grandes áreas: pesquisa, extensão e administração. Continue a leitura»».
UFSC lançará editais de bolsas de iniciação à docência O coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFSC), professor Leando Duso, informa que no dia 29 de junho serão divulgados os editais para seleção dos bolsistas de iniciação à docência. Serão selecionados bolsistas para as áreas de Biologia; Educação do Campo; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química e Sociologia no campus Trindade e Matemática e Química no campus Blumenau. Os editais serão publicados no site do programa.
Prodegesp divulga Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2020 A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp/UFSC) divulgou o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2020 como um instrumento da política de desenvolvimento dos servidores da instituição. As ações de capacitação previstas neste plano, as quais já vêm sendo executadas desde março deste ano, constituem-se de eventos, cursos presenciais, semipresenciais e a distância, bem como de ações de educação formal. Confira o PDP 2020 neste link.
Gestão
Departamento de Gestão Patrimonial inicia baixa de materiais não mais considerados permanentes
O Departamento de Gestão Patrimonial (DGP/UFSC) informa que iniciará a baixa de itens que anteriormente foram considerados como permanentes (exigiam tombamento), mas atualmente são classificados como materiais de consumo, de acordo com a Portaria nº 448 da Secretaria do Tesouro Nacional, de 13 de setembro de 2002. A Procuradoria Federal junto à UFSC e o Conselho de Curadores aprovaram o procedimento. Continue a leitura>>.
Pesquisa
Boletim analisa avanço da Covid-19 pelos municípios catarinenses
O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC) publicou nesta segunda-feira, 22 de junho, a sétima edição do Boletim Covid-19 em SC. Intitulado A COVID-19 em SC: 86% dos municípios catarinenses já registraram a presença da doença, o texto discute o avanço do novo coronavírus pelo estado. O professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais Lauro Mattei, autor da edição, disserta sobre como a doença passou a aparecer em todas as mesorregiões de Santa Catarina, alcançando a maioria das cidades. Continue a leitura»».
‘Reflexões sobre uma Pandemia’: núcleo de pesquisa da UFSC publica livro com ensaios sobre ética e filosofia política
O Núcleo de Ética e Filosofia Política (Néfipo/UFSC) publicou, na última quinta-feira, 18 de junho, o livro Reflexões sobre uma pandemia, uma coletânea de quinze ensaios de filósofos e filósofas convidados, com reflexões sobre a pandemia de Covid-19, a partir de questões da ética e da filosofia política. O livro está disponível gratuitamente por meio deste link. A publicação é da Néfiponline, editora vinculada ao Néfipo, que há 9 anos publica textos acadêmicos em formato digital. Mais informações.
Extensão
Pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC participa de podcast sobre educação pública
A 20ª e a 21ª edições do podcast No Leme trazem a educação pública como ponto central do debate. O advogado e doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, Ricardo Mendonça conversa sobre o tema com a pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC, Cristiane Derani, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e o professor e pesquisador Fernando Antônio de Carvalho Dantas. O convidados debaterão sobre a importância, para a sociedade acadêmica, do processo democrático na escolha de reitores de universidades, sobre a falta de investimentos no ensino superior, ciência e tecnologia e a diferença entre Ensino a distância (EaD) e o Ensino Remoto Emergencial. Confira os episódios 21 e 22 do Podcast No Leme neste link.
Núcleo de Prática Digital seleciona bolsistas de extensão
O Núcleo de Prática Digital (Digicampus) está selecionando três acadêmicos da graduação da UFSC com o objetivo de atuarem como monitores dos cursos oferecidos pelo Núcleo. O Digicampus busca capacitar os participantes de seus cursos a transitarem com tranquilidade e domínio entre as ferramentas do mundo digital que podem auxiliar na educação da atualidade. As inscrições estão abertas até quinta-feira, 25 de junho. Edital e mais informações.
BU promove curso on-line sobre gerenciador bibliográfico
A Biblioteca Universitária (BU/UFSC) realiza o curso on-line sobre o gerenciador bibliográfico o EndNote Basic (Web) nesta quarta-feira, 24 de junho. Serão apresentados seus recursos de importação e de exportação de registros, organização dos registros, limpeza de duplicatas e plug-in para citação e referência. O curso inicia às 10h, no Canal da BU no Youtube. As inscrições devem ser realizadas neste link. Mais informações no Portal da BU ou no e-mail ref.bu@contato.ufsc.br.
Biblioteca Universitária apresenta ferramenta de buscas de literatura biomédica
Nesta terça feira, 23 de junho, às 16h, a Biblioteca Universitária (BU/UFSC) mediará a apresentação da ferramenta de busca QInsight. A ferramenta, que utiliza inteligência artificial e apresenta alguns mapas que correlacionam resultados e podem ajudar os pesquisadores, será disponibilizada para uso da comunidade da UFSC por tempo limitado. A palestra Treinamento QInsight: inteligência artificial para buscas de literatura biomédica será ministrada por Victor Carvalho, gerente de negócios da Karger, editora acadêmica de revistas e livros científicos e médicos. Inscrições e mais informações.
Laboratório de Inovação, Negócios e Cocriação da UFSC divulga cursos para ensino on-line
Iniciam na próxima quarta-feira, 24 de junho, os cursos ‘Como ser docente na modalidade não presencial?’ e ‘Quais recursos tecnológicos para uma aula on-line de qualidade?’. Com carga horária de 8 horas cada, os cursos abordam as rotinas, incentivos e os aspectos técnicos e tecnológicos envolvidos no ensino on-line. As inscrições são gratuitas e integram as ações promovidas pelo Laboratório de Inovação, Negócios e Cocriação (Linc Digital/UFSC), que contam com 23 semanas de cursos sobre o ensino-aprendizagem on-line e educação financeira. Inscrições e mais informações.
Professoras da UFSC publicam artigo sobre futuro da internacionalização da educação superior
O fim da internacionalização da educação superior como conhecemos? é o título do artigo que Daniela Aparecida Pacífico e Maria José Hötzel, professoras do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC e membros do programa de cooperação internacional Brasil/França (Brafagri), publicaram na última sexta-feira, 19 de junho, no Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O texto parte do questionamento de como a pandemia de Covid-19, em um contexto de escalada do desmonte da política brasileira de internacionalização, irá afetar a jovem (e frágil) internacionalização da educação superior brasileira. O artigo pode ser lido na íntegra no site do Jornal da Ciência.
Professor da UFSC debate comunicação na pandemia em evento internacional
O professor Rogério Christofoletti, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, é um dos palestrantes convidados do 10º Colóquio Internacional do Doutorado em Comunicação. A iniciativa é uma promoção da Universidad Anáhuac de México e ocorre nesta quarta, 24 de junho, das 12h às 20h (horário de Brasília). O evento tem como tema Nova normalidade: crises e incertezas diante de pandemias e terá a participação de pesquisadores da Alemanha, França, Polônia, México, e Brasil. Christofoletti é um dos painelistas na mesa sobre os impactos da pandemia sobre a pesquisa em Comunicação. O evento será transmitido pela internet com vagas limitadas. Para participar, é necessário pedir acesso pelo e-mail rebeca.arevalo@anahuac.mx.
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Traduzindo Ciência: criação e reposicionamento de fármacos
Como são criados os medicamentos? Como eles podem ser utilizados para uma doença diferente da qual foi projetado? De casa, a pesquisadora e professora Juliana Paula da Silva responde estas perguntas para o episódio “Criação e reposicionamento de fármacos”, na série de vídeos Traduzindo ciência, produção da Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Juliana é professora do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemática (CFM) da UFSC. Ela integra o Programa de Pós-Graduação em Química e também participa do projetos de extensão “Ciência feita por mulheres para todos e por todos” e é coordenadora da página de divulgação científica ConsCiência Química, junto com as colegas do departamento Tatiane de Andrade Maranhão e Daniela Zambelli Mezalira.
A pesquisadora desenvolve compostos inorgânicos com atividade anticancerígena e antituberculose. Ela comenta que o combate à Covid-19 pode utilizar fármacos desenvolvidos para outras doenças, mas ressalta que os “pesquisadores não são contra nem a favor de nenhum fármaco, apenas acham que todas as pesquisas devem seguir o método científico pra comprovar a eficácia de qualquer fármaco antes que ele seja indicado ou liberado para uso com pacientes com Covid-19”.
Assista ao vídeo no canal do YouTube da UFSC
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Departamento de Gestão Patrimonial inicia baixa de materiais não mais considerados permanentes
O Departamento de Gestão Patrimonial (DGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que iniciará a baixa de itens que anteriormente foram considerados como permanentes (exigiam tombamento), mas atualmente são classificados como materiais de consumo, de acordo com a Portaria nº 448 da Secretaria do Tesouro Nacional, de 13 de setembro de 2002. A Procuradoria Federal junto à UFSC e o Conselho de Curadores aprovaram o procedimento.
> Confira o Ofício Circular nº 08/2020/DGP/Proad
Na primeira fase, serão baixados cerca de 36 mil itens, como talheres, lixeiras, perfuradores, fichários e outros. Assim, diversos itens não constarão mais nos relatórios individuais de servidores e de imóveis da UFSC. Os trabalhos de identificação de outros tipos de bens que hoje são de consumo continuarão sendo feitos pelo DGP.
Mais informações pelos e-mails recolhimento.dgp@contato.ufsc.br e inventario.dgp@contato.ufsc.br
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Professor da UFSC debate comunicação na pandemia em evento internacional
O professor Rogério Christofoletti, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é um dos palestrantes convidados do 10º Colóquio Internacional do Doutorado em Comunicação. A iniciativa é uma promoção da Universidad Anáhuac de México e ocorre nesta quarta, 24 de junho, das 12h às 20h (horário de Brasília).
O evento tem como tema Nova normalidade: crises e incertezas diante de pandemias e terá a participação de pesquisadores da Alemanha, França, Polônia, México, e Brasil. Christofoletti é um dos painelistas na mesa sobre os impactos da pandemia sobre a pesquisa em Comunicação, apresentando um panorama da Covid-19 na produção brasileira e os desafios adicionais das crises econômica e política no país.
O 10º Colóquio Internacional da Universidad Anáhuac será transmitido pela internet. O evento tem acesso gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário pedir acesso pelo e-mail rebeca.arevalo@anahuac.mx.
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Pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC participa de podcast sobre educação pública
A 20ª e a 21ª edições do podcast No Leme trazem a educação pública como ponto central do debate. O advogado e doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, Ricardo Mendonça conversa sobre o tema com a pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cristiane Derani, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e o professor e pesquisador Fernando Antônio de Carvalho Dantas.
O convidados debaterão sobre a importância, para a sociedade acadêmica, do processo democrático na escolha de reitores de universidades. A falta de investimentos no ensino superior, ciência e tecnologia e a diferença entre Ensino a distância (EaD) e o Ensino Remoto Emergencial, que ganhou destaque durante a pandemia, são outros temas abordados no podcast.
> Clique AQUI para ouvir os episódios 21 e 22 do podcast no Leme
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Prodegesp divulga Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2020
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP), torna público o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2020 como um instrumento da política de desenvolvimento dos servidores da instituição.
As ações de capacitação previstas neste plano, as quais já vêm sendo executadas desde março deste ano, constituem-se de eventos, cursos presenciais, semipresenciais e a distância, bem como de ações de educação formal.
> Clique AQUI para acessar o PDP 2020































