Núcleos da UFSC divulgam recomendações sobre violência contra mulher na pandemia

23/06/2020 11:56

O Núcleo Margens, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Núcleo Nusserge, do Departamento de Serviço Social, divulgaram nesta terça-feira, 23 de junho, um documento de recomendações para homens com antecedentes de violência contra mulheres durante isolamento social, em razão da pandemia de Covid-19. As recomendações foram traduzidas e adaptadas a partir de texto elaborado pela Associação Conexus – Atenção, Formação e Investigação Psicossociais e Generalitat Catalunya, de Barcelona, na Espanha.

> Clique AQUI para conferir a íntegra do documento

A tradução e adaptação para o português foi feita pelo professor Adriano Beiras, do Núcleo Margens, e pela professora Luciana Zucco, do Núcleo Nusserge, em parceria com o Instituto Noos, de São Paulo. O documento foi adaptado tomando por base os seguintes textos: Crisis Corona: Kit de supervivencia para hombres bajo presión, de maenner.ch; Take a timeout!, de Respect Phoneline; e Covid-19 and violence against women: What the health sector/system can do, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O documento integra o projeto de extensão universitária Projeto Ágora: Grupo Reflexivo para Atendimento de Homens Autores de Violência contra a Mulher, referente ao convênio entre o Departamento de Psicologia da UFSC e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Tags: Covid-19Departamento de Psicologia da UFSCDepartamento de Serviço SocialpandemiaViolência contra mulher