Boletim analisa avanço da Covid-19 pelos municípios catarinenses

22/06/2020 15:16

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, 22 de junho, a sétima edição do Boletim Covid-19 em SC. Intitulado A COVID-19 em SC: 86% dos municípios catarinenses já registraram a presença da doença, o texto discute o avanço do novo coronavírus pelo estado. 

O professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais Lauro Mattei, autor da edição, disserta sobre como a doença passou a aparecer em todas as mesorregiões de Santa Catarina, alcançando a maioria das cidades. O boletim registra que a microrregião de Itajaí se tornou o novo epicentro do processo de contaminação, com destaque para o avanço da enfermidade em Itajaí e Balneário Camboriú. Também chama a atenção para a continuidade do espraiamento da doença para um conjunto expressivo de pequenos municípios nas microrregiões de Chapecó e Concórdia, o crescimento do número de registros na microrregião de Xanxerê e a reaceleração dos casos na microrregião de Florianópolis, puxada pelo aumento do número de registros em Palhoça e São José, principalmente. 

A análise indica, ainda, que o processo de expansão da doença continua em ascensão considerável e que a curva de contágio em Santa Catarina ainda não atingiu seu pico. “Portanto, entende-se que as medidas de controle da doença ainda não podem ser relaxadas, especialmente naquelas microrregiões e pequenos municípios com grau elevado de contágio.”

Todos os boletins do Necat sobre a Covid-19 em Santa Catarina estão disponíveis no site do Núcleo.

Tags: coronavírusNecatpesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina