UFSC na mídia: Globo Rural destaca polo de desenvolvimento de cannabis para uso veterinário

29/09/2025 11:46

Professor Erik Amazonas é as áreas envolvidas na pesquisa. Foto: Reprodução/TV Globo

Galinhas que conservam melhor as cascas dos ovos, evitando que rachem, no interior de São Paulo. Um cavalo que se recupera de um tumor na pata, em Florianópolis. Esses animais têm em comum o tratamento com compostos retirados da cannabis – assunto tratado em reportagem nacional.

O ciclo e os usos possíveis da planta foram tema do programa Globo Rural, da TV Globo, no domingo, 28 de setembro. O Polo de Desenvolvimento e Inovação em Cannabis (Podican) do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é destacado na reportagem como o pioneiro no Brasil na autorização para o plantio voltado à pesquisa científica.

Veja a reportagem completa.

Cavalo ‘Hope’, à direita, recebe tratamento contra tumor e se recupera bem. Foto: Reprodução/TV Globo

“Do ponto de vista de um pesquisador, de um cientista, é maravilhoso. Porque é tudo novo. Não tem nada feito no Brasil ainda”, diz em entrevista o professor Erik Amazonas, coordenador do Podican/UFSC.

Foi ele quem conseguiu a autorização da justiça para o cultivo da cannabis para análise científica. O professor destaca que as pesquisas movem cientistas das áreas de Agronomia, Química e Veterinária para trabalhar a cadeia produtiva e compreender as aplicações da planta.

Marco regulatório

A reportagem do Globo Rural também lembra que 31 instituições de ensino superior, incluindo a UFSC, assinaram uma nota técnica sobre a necessidade de um marco regulatório para os estudos com cannabis. O documento foi encaminhado ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Campus Curitibanos da UFSC é sede do Polo de Desenvolvimento e Inovação em Cannabis. Foto: Reprodução/TV Globo

A reportagem também mostra como estudantes do Campus de Curitibanos da UFSC têm trabalhado o assunto e encontrado oportunidade de desenvolver pesquisas na área. Desde 2018, as aulas de endocanibinologia fazem parte do currículo do Curso de Ciência Agrárias.

“Se a gente quer fazer pesquisas descentes, é preciso botar isso dentro de universidades, da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], da Fundação Fio Cruz…”, completa o professor Erik.

Tags: AgronomiaCampus de CuritibanosCannabisCiências AgronômicasGlobo RuralPodicanPolo de Desenvolvimento e Inovação em CannabisTV GloboUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarinaveterinária