Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC lança websérie ‘Incluir-se’

19/08/2021 20:27

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional daSecretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da Universidade Federal de Santa Catarina (CAE/SAAD/UFSC) acaba de lançar o projeto “Incluir-se“. A iniciativa visa atender a uma demanda de acessibilidade dos estudantes com deficiência na graduação e na pós-graduação da UFSC.

O intuito inicial, segundo as idealizadoras do projeto, era produzir um vídeo de apoio para a capacitação de servidores da universidade. Mas a ideia acabou se consolidando como uma websérie composta por 7 vídeos. O primeiro deles será transmitido nesta sexta-feira, 20 de agosto, no canal no YouTube da SAAD. Haverá um novo lançamento a cada semana, até o dia 04 de outubro. 

Participam do projeto Kainara Ferreira, Ana Cláudia Linhares, Vivian Dias e Vanessa Wilke, além dos estagiários Júnior Alves e Luan Mendes. Todas as pessoas que aparecem nos vídeos têm alguma relação com a UFSC: seja na condição de estudante, servidor ou estagiário.

O projeto aborda não apenas a acessibilidade, mas o respeito à diversidade e, sobretudo, a visibilidade de corpos e funcionalidades que fogem ao padrão. Confira abaixo a sinopse de cada episódio:

Episódio 1

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) é um setor vinculado à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua junto aos cursos de graduação e de pós-graduação e atende ao princípio da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, mediante a equiparação de oportunidades, visando à autonomia pessoal e acesso ao conhecimento. Neste vídeo, a Coordenadora da CAE, Bianca Costa, fala da estrutura do setor, os desafios e as metas para propiciar uma universidade acolhedora e diversa.

Episódio 2

A professora Rosemy e a bolsista Clara apresentam o LabTate, um laboratório de cartografia tátil do curso de Geografia da UFSC, cujos objetivos são adaptar e produzir materiais que propiciem uma experiência global de aprendizagem pelo estudante com deficiência visual. No vídeo, as informações não se restringem aos mapas, globos e maquetes produzidos, mas abordam também saberes fomentados e as atitudes adotadas para que as diferenças sejam naturalmente incorporadas.

Episódio 3

Não há uma única forma de aprender, de agir, de pensar. Portanto, as adaptações necessárias – para atender às diferentes demandas – não são privilégios, são direitos e necessidades. No vídeo, Ágata, estudante com autismo, fala dos objetos pessoais que utiliza, das adaptações que necessita e dos assessoramentos oferecidos aos professores – para o atendimento às suas necessidades. Pelo relato da estudante de engenharia, o esclarecimento de que a deficiência não desqualifica, tampouco transforma o sujeito em “super-herói”, é um caminho para o acolhimento e a aceitação das diferenças.

Episódio 4

Tecnologias assistivas são recursos utilizados para minimizar as barreiras que são impostas às pessoas com deficiência. A protagonista deste vídeo é Iracema, pessoa com deficiência auditiva e estudante de Enfermagem da UFSC. Um dos recursos utilizados e apresentados por ela é o Sistema FM, dispositivo acoplado ao aparelho auditivo da estudante que torna a fala do professor mais clara. Esse recurso é oferecido pela CAE – via empréstimo – e facilita o processo de aprendizagem de alunos que utilizam a fala e o resíduo auditivo para a comunicação.

Episódio 5

Lucas cursa Jornalismo na UFSC e fez parte do primeiro grupo de pessoas com deficiência que ingressou na universidade pelo sistema de cotas, em 2017. O estudante tem deficiência física e neste vídeo ele aborda suas experiências no curso, o acolhimento oferecido pela universidade e o reconhecimento de sua individualidade. Na sua análise, o encontro com a UFSC o transformou.

Episódio 6

A acessibilidade está para além dos aspectos arquitetônicos e tecnológicos, como veremos neste vídeo. Pelo relato de Vera, estudante com deficiência visual que cursa Direito na UFSC, fica nítida a importância do aspecto humano no processo de inclusão: a atuação de estagiários do CAE na promoção de acessibilidade, bem como o papel de cada um de nós no acolhimento das diferenças.

Episódio 7

Neste vídeo, conheceremos um pouco da trajetória de Vinícius, estudante surdo do curso de Letras-Libras da UFSC. O jovem fala da sua experiência como aluno da instituição, as barreiras vivenciadas e da sua concepção acerca do tema “acessibilidade”. O estudante enfatiza, ainda, a luta pelo direito linguístico dos surdos.

A websérie poderá ser assistida no canal no YouTube da SAAD.

Mais informações no Youtube ou pelos e-mails: saad@contato.ufsc.br ou acessibilidade@contato.ufsc.br

Tags: acessibilidadeIncluir-seSaadSecretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD)Websérieyoutube