Do Comitê de Crise à vacinação: medidas adotadas pelo HU para proteção dos trabalhadores
Desde o início da pandemia, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) respondeu de imediato às necessidades de cada momento, criando, na fase inicial, o Comitê de Crise Covid-19 e o Plano de Contingência para organizar a tomada de decisões e dar respostas imediatas para reduzir o risco de contaminação, organizar o fluxo no hospital, garantir assistência ao público e estruturar a instituição.
Foi organizado um novo fluxo para chegada dos pacientes ao hospital, com a instalação de tendas e reorganização das emergências, criando uma área específica para atendimento de pacientes em casos suspeitos, desde a entrada, espera, permanência e saída do hospital. Paralelamente, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) anunciou a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PES), contratando pessoal para atender na UTI, enfermaria e emergência para pacientes com a nova doença.
Até o início de fevereiro de 2021, foram chamados 800 trabalhadores para reforçar a equipe do hospital. Ao todo, no período, foram contratados 209 profissionais e 167 estão em atividade, contratados em caráter emergencial nas áreas assistenciais (são médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros). Esta força de trabalho representa o total de 1.549 trabalhadores que atuam no hospital, sem contar os terceirizados.
Além da organização das equipes, o HU/UFSC agiu rapidamente para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo máscaras, face shield, luvas e outros itens que, logo no começo da pandemia, ficaram escassos no mercado devido à grande procura, o que exigiu um esforço extra de planejamento para compra e distribuição.
Paralelamente, foram abertas turmas de capacitação para treinar as novas equipes e orientar os trabalhadores da instituição sobre a nova realidade. Até fevereiro, 1.278 profissionais haviam feito o treinamento, que inclui o uso de equipamentos, paramentação e desparamentação e outras medidas de proteção para os trabalhadores que lidam direta ou indiretamente com pacientes.
Medidas foram adotadas para reduzir risco de contaminação
O comitê organizou um novo fluxo de movimentação dos trabalhadores dentro do hospital, separando as equipes da entrada e saída de pacientes. Foi alterado o local do relógio de ponto, criando uma entrada exclusiva para os profissionais do hospital; realizada a mudança no uso de elevadores com limite no uso destes equipamentos; e estabelecida a obrigação de verificação da temperatura das pessoas que entram na instituição.
Ainda dentro da proposta de proteger as equipes que trabalham no hospital, foi criada uma área de estacionamento exclusiva para pacientes. Na mesma linha, o Comitê criou uma campanha para orientar os trabalhadores sobre as regras de convívio dentro da instituição, tratando desde como buscar ajuda em caso de necessidade de equipamento até normas para uso de salas de repouso, evitando ao máximo o risco de contágio.
A superintendente em exercício e gerente de Atenção à Saúde do HU, Francine Lima Gelbcke, disse que todas estas mudanças foram possíveis graças ao engajamento de todas as áreas, que se esforçaram no processo de contratação de pessoal, compras de materiais, reorganização do fluxo e criação de novos serviços para atender tanto os pacientes quanto os trabalhadores na pandemia.
Um exemplo foi a criação de programas de atendimento psicológico, que garantiu apoio profissional para os trabalhadores do HU desde o início da pandemia. Foram criados serviços de atendimento on-line e presencial, dentro dos limites exigidos pelo distanciamento social.
Seguindo normas anunciadas pela Ebserh, o HU organizou o atendimento remoto em algumas atividades e viabilizou o trabalho remoto para os trabalhadores do grupo de risco e para as áreas onde esta atividade é possível, reduzindo ao máximo o quantitativo de pessoas nas salas e circulando na instituição. O HU criou um protocolo para testagem e orientação dos trabalhadores que apresentarem sintomas de Covid-19 e realizou os testes conforme critérios estabelecidos pela Anvisa.
Em janeiro de 2021, tão logo foram disponibilizadas as primeiras doses da vacina contra Covid-19 para o Estado de Santa Catarina, o HU iniciou uma campanha de vacinação, no dia 20, sendo que em 16 dias já foram vacinados mil trabalhadores, começando pelas áreas assistenciais de maior exposição ao risco. A campanha prossegue e a meta é vacinar 100% da força de trabalho, seguindo uma ordem estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza as doses.
Texto: Unidade de Comunicação Social do HU/UFSC