Sessão Sênior de Cinema exibe o filme ‘Hanami – cerejeiras em flor’ nesta quinta
O Projeto Sessão Sênior de Cinema desta quinta-feira, 26 de outubro, exibe o filme ‘Hanami – cerejeiras em flor’, de Doris Dörrie. A sessão é gratuita, aberta à comunidade e acontece no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). As exibições dos filmes ocorrem todas as quintas-feiras – salvo em dias de feriado -, com início às 9h e, após a projeção, serão realizados debates com o público até às 12h.
Hanami – cerejeiras em flor
Quando descobre que seu marido tem pouco tempo de vida, Trudi não sabe se deve contar a ele a verdade. Em vez disso, ela decide planejar com Rudi uma viagem, para que aproveitem bem estes últimos momentos juntos. Sonhando conhecer o Japão, país pelo qual é apaixonada, a mulher decide que este será o destino do casal, mas que antes eles irão até Berlim, para fazer uma última visita a seus dois filhos que moram lá.
A viagem, porém, não é como eles imaginavam, já que os filhos sequer têm tempo de dar qualquer atenção aos dois. Quando seguem sua viagem, o inesperado acontece e Trudi morre. Ainda sem saber que também tem pouco tempo de vida, Rudi decide fazer uma homenagem à esposa, então continua com os planos e vai até o Japão. Lá, após conquistar a amizade de uma jovem, Rudi percebe os sacrifícios que sua mulher havia feito por amor a ele.
Direção: Doris Dörrie
Elenco: Elmar Wepper, Hannelore Elsner, Aya Irizuki
Gênero: Comédia dramática, Romance
Nacionalidade: Alemanha (Ano 2008; Duração 127 min.)
Projeto Sessão Sênior de Cinema
O Projeto Sessão Sênior de Cinema iniciou em 2016, com a percepção da falta de atividades culturais voltadas para o cinema focando no público idoso. Este projeto é patrocinado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com Apoio Cultural do Floripa Shopping e idealização da Marte Inovação Cultural, cujo projeto garante os direitos de exibição dos filmes para serem apresentados na modalidade “sessão aberta”.
Os filmes a serem exibidos no Teatro da UFSC, são do acervo do Paradigma Cine Arte e foram selecionados pela professora Mônica Joesting Siedler (socióloga e coordenadora do Cinedebate em Gerontologia do NETI), com o objetivo de contemplar temas sobre o envelhecimento e sobre o processo do viver.
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) com enfoque na educação permanente, oferece cursos, grupos, oficinas e projetos voltados para alunos idosos, objetivando a sua atualização e inserção social. O Núcleo também presta assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não governamentais.
A realização do projeto é uma parceria entre o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/Proex/UFSC) e o Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte/UFSC), com a Marte Inovação Cultural.
Mais informações no site.
Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC