Sessão Sênior de Cinema exibe o filme ‘Hanami – cerejeiras em flor’ nesta quinta

25/10/2017 13:53

O Projeto Sessão Sênior de Cinema desta quinta-feira, 26 de outubro, exibe o filme ‘Hanami – cerejeiras em flor’, de Doris Dörrie. A sessão é gratuita, aberta à comunidade e acontece no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). As exibições dos filmes ocorrem todas as quintas-feiras – salvo em dias de feriado -, com início às 9h e, após a projeção, serão realizados debates com o público até às 12h.

Hanami – cerejeiras em flor

Quando descobre que seu marido tem pouco tempo de vida, Trudi não sabe se deve contar a ele a verdade. Em vez disso, ela decide planejar com Rudi uma viagem, para que aproveitem bem estes últimos momentos juntos. Sonhando conhecer o Japão, país pelo qual é apaixonada, a mulher decide que este será o destino do casal, mas que antes eles irão até Berlim, para fazer uma última visita a seus dois filhos que moram lá.

A viagem, porém, não é como eles imaginavam, já que os filhos sequer têm tempo de dar qualquer atenção aos dois. Quando seguem sua viagem, o inesperado acontece e Trudi morre. Ainda sem saber que também tem pouco tempo de vida, Rudi decide fazer uma homenagem à esposa, então continua com os planos e vai até o Japão. Lá, após conquistar a amizade de uma jovem, Rudi percebe os sacrifícios que sua mulher havia feito por amor a ele.

Direção: Doris Dörrie

Elenco: Elmar Wepper, Hannelore Elsner, Aya Irizuki

Gênero: Comédia dramática, Romance

Nacionalidade: Alemanha (Ano 2008; Duração 127 min.)

Projeto Sessão Sênior de Cinema

O Projeto Sessão Sênior de Cinema iniciou em 2016, com a percepção da falta de atividades culturais voltadas para o cinema focando no público idoso. Este projeto é patrocinado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com Apoio Cultural do Floripa Shopping e idealização da Marte Inovação Cultural, cujo projeto garante os direitos de exibição dos filmes para serem apresentados na modalidade “sessão aberta”.

Os filmes a serem exibidos no Teatro da UFSC, são do acervo do Paradigma Cine Arte e foram selecionados pela professora Mônica Joesting Siedler (socióloga e coordenadora do Cinedebate em Gerontologia do NETI), com o objetivo de contemplar temas sobre o envelhecimento e sobre o processo do viver.

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) com enfoque na educação permanente, oferece cursos, grupos, oficinas e projetos voltados para alunos idosos, objetivando a sua atualização e inserção social. O Núcleo também presta assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não governamentais.

A realização do projeto é uma parceria entre o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/Proex/UFSC) e o Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte/UFSC), com a Marte Inovação Cultural.

Mais informações no site.

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC

Tags: cerejeiras em florcinemaHanamiNETIProjeto Sessão Sênior de CinemaUFSC