Seminário sobre comércio externo e crise econômica ocorre nesta quarta

17/11/2015 12:50

Seminário-comercio-externoO Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) promove o seminário “Comércio externo de Santa Catarina no cenário de crise econômica”. O objetivo é debater os efeitos da situação econômica atual sobre o comércio externo catarinense, com ênfase na dinâmica das exportações e das importações, e nos desafios em um contexto de crise. O evento ocorre nesta quarta, 18 de novembro, às 18h30, no miniauditório do curso de Economia, 3º andar do Centro Socioeconômico (CSE). Participam do seminário os professores Fernando Seabra e Lauro Francisco Mattei, do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Contexto

Desde 2008, a economia brasileira vem sofrendo os efeitos da situação econômica mundial. Mesmo com todas as políticas adotadas desde então, o país não se encontra imune aos efeitos da crise sistêmica global. Particularmente em relação ao comércio externo, ocorreram impactos negativos tanto no Brasil como em Santa Catarina, decorrentes do esgotamento da capacidade econômica dos países mais afetados pela crise e que são importantes parceiros comerciais. O resultado imediato foi a geração de déficits na balança comercial do país e de Santa Catarina.

Posicionando-se entre as principais economias regionais do país, o estado catarinense conseguiu se manter inserido no contexto comercial internacional, especialmente em função de sua estrutura produtiva regionalizada e bastante diversificada.

 

 

 

Tags: Centro Socioeconômicocomércio externocrise econômicaCSEDepartamento de Ciências EconômicasEconomiaNecatNúcleo de Estudos de Economia CatarinenseseminárioUFSC